Oscar lança liga de basquete
São Paulo - Quase todos os clubes que atualmente disputam o Campeonato Nacional Masculino de Basquete assinaram ontem o documento de fundação de uma liga independente. O objetivo é, a partir do ano que vem, substituir a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) na organização da competição.
Telemar, Mogi, Hebraica, Joinville, Londrina, Pinhais, Paulistano, Minas, Ribeirão Preto, Araraquara, Franca e Ulbra já aderiram à Liga. ''Faltam ainda as equipes de Bauru, Macaé e as três patrocinadas pelo Universo, mas já estamos em contato com todas elas'', explicou Oscar Schmidt, atual gerente da Telemar e organizador da Liga.
Segundo o ex-jogador, os clubes que assinaram o documento vão continuar disputando o atual Nacional. ''Com todos tendo prejuízo, não precisamos da CBB para administrar o torneio. Os clubes não recebem pelas cotas de TV nem pelas placas'', revelou Oscar.
Entre as principais propostas da Liga estão a ampliação da duração do Nacional e a negociação direta com emissoras de TV e empresas que patrocinam com placas nos ginásios.
A CBB informou que ''não participou e não sabe nada a respeito da Liga''. (Agência Estado)





