Oscar está próximo de atingir a marca histórica de 42 mil pontos
Oscar está próximo de atingir a
marca histórica de 42 mil pontos
Segundo maior pontuador do basquete mundial deve atingir recorde na rodada de sexta-feira do Nacional
Arquivo Folha41.986Oscar em ação pelo Mackenzie: quadra em casa para treinamentosAgência Estado
Oscar Schmidt está a 14 pontos de atingir a marca histórica dos 42 mil na carreira de jogador. Quem registra a excelente média de 36,9 pontos por jogo no Campeonato Nacional Masculino de Basquete (foram 665 em 18 partidas), pode comemorar, com antecedência, o recorde brasileiro, que, com certeza, será consolidado na sexta-feira, quando o Mackenzie/Microcamp, de Barueri, vai enfrentar o Pinheiros. Aos 41 anos, Oscar soma 41.986 pontos.
No mundo, a marca só é superada pelo ídolo do Los Angeles Lakers, o legendário Kareen Abdul-Jabbar (46.725), maior pontuador da liga profissional norte-americana de basquete, a NBA.
Gosto demais do que faço e acho que isso é fundamental para seguir quebrando recordes, disse Oscar. Para ter uma idéia da minha paixão pelo basquete, basta dizer que encaro o treino como um relax e é um prazer enorme para mim sair de casa para treinar, comenta. Acho que, enquanto eu sentir isso, enquanto treinar não for um peso, posso jogar basquete, afirma Oscar, que, apesar da idade, não tem planos para deixar as quadras.
Arquivo Folha46.725Kareen Abdul-Jabbar em ação pelos Lakers: o maior da históriaA pontaria certeira que ajuda a formar a estatística vencedora - e que lhe valeu o apelido de Mão-Santa - é, na sua opinião, fruto de anos seguidos de muito treino. Cheguei a construir uma quadra de basquete em casa com a linha do arremesso de três pontos, para eu ficar sempre perto da cesta, observa o astro, que afirma ter substituído, com o passar do tempo, a velocidade própria da juventude pela confiança e precisão no arremesso próprias da maturidade.
Oscar insiste em dizer que os 42 mil pontos são só mais uma marca, que viria mais cedo ou mais tarde. E gosta de falar da excelente campanha que o Mackenzie/Microcamp vem fazendo na temporada. O time, que foi campeão paulista, lidera as competições que disputa desde julho de 1998. No Nacional, ganhou 16 em 18 jogos. É um momento especial, que está durando, afirma. A química desse grupo é incrível, é um time que se acostumou a ganhar e tem uma confiança natural: sabe que sempre é possível vencer, mesmo estando atrás no marcador.
NBA - Com 29 pontos de Kobe Bryant e 21 de Shaquille ONeal, o Los Angeles Lakers derrotou o New York Knicks por 99 a 91 na noite de domingo, em jogo válido pela liga norte-americana de basquete profissional, a NBA. Os resultados dos outros jogos da rodada foram os seguintes: Miami Heat 87 x Orlando Magic 94, Seattle Supersonics 87 x Detroit Pistons 104, Indiana Pacers 101 x Boston Celtics 93, Chicago Bulls 78 x Toronto Raptors 91, Milwaukee Bucks 94 x Minnesotta Timberwolves 85, Cleveland Cavaliers 84 x Charlotte Hornets 105, Portland Trailblazers 88 x Phoenix Suns 86 e Houston Rockets 107 x Sacramento Kings 93. A competição tem nova rodada hoje.
Estados Unidos - O time dos Estados Unidos venceu o do resto do mundo - no qual jogou o brasileiro Guilherme, do Pinheiros - por 107 a 95, domingo, no encerramento do Nike Summit, na Flórida. O evento reuniu os 22 melhores jogadores juvenis do mundo. Guilherme considerou que a experiência foi excelente para a sua carreira.





