O segundo turno do Campeonato Carioca termina amanhã com Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo podendo conquistar o título da Taça Rio. O Flamengo é líder, com 19 pontos, 11 gols de saldo, e um empate contra o Friburguense, na casa do adversário, dará o título ao Rubro-Negro, que também asseguraria uma vaga na disputa das finais.
O Vasco, campeão da Taça Guanabara e já garantido nas finais, está em segundo lugar, a três pontos do Flamengo e com o mesmo saldo de gols.
Para ser campeão do returno, os vascaínos devem derrotar o Botafogo e torcer para o Friburguense vencer o Rubro-negro. Ganhando a Taça Rio, o time da Cruz-de-Malta será o campeão carioca, sem a necessidade de disputar as finais.
Com a derrota para o Botafogo, no domingo por 3 a 1, o Fluminense que liderava o campeonato, permaneceu com 16 pontos, e dificilmente chegará ao título da Taça Rio. Pois o saldo de gols, segundo critério de desempate, do Tricolor é de dois contra 11 gols de Flamengo e Vasco. Para o técnico Valdir Espinosa ‘‘é preciso ser realista e perceber que a diferença é grande demais para ser superada’’. O Fluminense vai enfrentar o América, nas Laranjeiras.
No Botafogo, a situação também é complicada. Afinal, além de ter que torcer pela derrota do Rubro-negro e vencer os vascaínos, o Alvinegro precisa ganhar por uma diferença de quatro gols, para ficar com o título da Taça Rio e ir para a decisão do título.
Se o Vasco não conquistar a Taça Rio, os dois jogos da decisão do Campeonato Carioca serão disputados a partir de domingo. Por somarem mais pontos durante toda a competição, os vascaínos possuem a vantagem de dois empates.
Além do saldo de gols, caso duas equipes terminem empatadas no segundo turno, os critérios para escolher a vencedora são, por ordem, maior número de vitórias conquistadas; maior número de gols marcados; menor número de gols sofridos; gol average (número de gols marcados dividido pelo número de gols sofridos); e sorteio na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

mockup