Não é possível praticar qualquer atividade em que as condições básicas para produção não sejam fornecidas. Isso acontece em qualquer área, em qualquer profissão. O profissional pode ser o número um do mundo, mas se houver todas as possibilidades técnicas para que ele entregue o seu melhor.

No esporte hoje é claro o entendimento de que não é só formar bons atletas, mas também possibilitar que eles tenham acesso ao melhor equipamento possível, melhores acompanhamentos e, principalmente, o melhor ambiente.

Independente da modalidade, o piso vai ser fundamental para que o atleta busque os melhores resultados. Seja no atletismo, no voleibol, no hipismo, no boxe ou qualquer outra, haverá sempre uma ligação direta de rendimento. E não é utopia. É realidade.

No Brasil, o gramado dos campos de futebol é alvo de críticas há muito tempo. Antes sequer havia padronização do tamanho, mas que agora seguem as mesmas medidas em todas as regiões. Mas temos um país muito extenso, com diferenças climáticas que influenciam no tipo e qualidade das gramas utilizadas e que não ajudam numa boa conservação.

Outro ponto são os estádios que se tornaram Arenas Multiuso e que os shows musicais - por mais que cuidados sejam tomados – têm deteriorado os pisos. Mudam de cor, ficam buracos, ganham ondulações e não são os mesmos após um show musical. Um desrespeito total.

Começou mais um Campeonato Brasileiro. Cobramos qualidade dos jogadores, futebol bonito, bom nível técnico, jogos envolventes e emocionantes, mas esquecemos de colocar nesta mesma lista de exigências um ponto de desequilíbrio: estes mesmos jogadores não recebem, muitas vezes, as melhores condições para jogarem uma partida.

Dois estádios, em especial, me chamaram a atenção nesta primeira rodada: Arena Castelão e Mineirão. Uma lástima. Uma vergonha. Estádios de Copa do Mundo com pisos precários, com buracos, desnivelados. Um campeonato milionário em mídia, investimento de clubes, CBF, patrocinadores, plataformas e o campo de jogo sem a mesma atenção e investimento.

Na Inglaterra, em qualquer partida de qualquer divisão, o gramado é perfeito. Ah....mas é na Inglaterra. Sim, é lá na Inglaterra. Mas se queremos voltar a ser os melhores, temos que agir como os melhores fazem.

mockup