A Série B vai começar e o Operário, de Ponta Grossa, estreia em casa diante do Figueirense neste sábado, às 16 horas. O Fantasma espera melhorar o bom desempenho obtido no ano passado, quando ficou em 10º lugar na classificação. O time paranaense fez oito contratações para esta edição da competição. Os destaques desses reforços são o volante Pedro Ken, ex-Coritiba e Cruzeiro, e o atacante Maranhão, ex-Fluminense.

No Germano Krügger, a sanitização será realizada antes e após todos os jogos do Campeonato Brasileiro da Série B
No Germano Krügger, a sanitização será realizada antes e após todos os jogos do Campeonato Brasileiro da Série B | Foto: Bioleader Controle Ambiental

O técnico Gerson Gusmão continua na equipe. Ele está no posto desde março de 2016 e é o treinador com mais tempo no cargo entre as Séries A, B e C, isso sem contar o período em que foi auxiliar técnico da equipe. Ele foi responsável pela conquista do Campeonato Brasileiro - Série C, em 2018; e do Campeonato Paranaense - Série A2, no mesmo ano. E também venceu o Campeonato Brasileiro - Série D, em 2017 e a Taça FPF, em 2016. Gusmão foi o primeiro treinador a conseguir os títulos das séries D e C em anos consecutivos.

O atacante Jean Carlo, que fez parte dessas conquistas e estava emprestado ao São Luiz de Ijuí (RS) desde dezembro de 2019, retornou ao clube e promete ajudar na conquista de uma boa colocação na competição.

Já o Figueirense continua com os problemas financeiros que atrapalharam a campanha do clube no ano passado e que chegou a ser alvo de uma ação do Londrina no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Este ano o time já deve dois meses de direitos de imagem a seus jogadores. Em 2019, devido aos salários atrasados, perdeu por W.O. em um jogo contra o Cuiabá.

Esta é a quarta vez consecutiva que a equipe catarinense disputa a Série B. O time de Florianópolis terminou as últimas três temporadas no 12º, 15º e 16º lugares da tabela.

Devido à pandemia de Covid-19 a partida não terá a presença do público e todo o protocolo de higienização e sanitização, além do distanciamento social, foi estabelecido pela CBF.

Operário x Figueirense

Data: 08/08

Horário: 16 horas

Local: estádio Germano Krüger (Ponta Grossa)

Árbitro: Adriano Barros Carneiro (CE) Auxiliares: Anderson Moreira de Farias (CE) e Jaílson Albano da Silva (CE)

Operário (PR): Rodrigo Viana; Sávio, Ricardo Silva, Bonfim (Reniê) e Peixoto; Mazinho, Pedro Ken e Marcelo; Maranhão, Jefinho (Schumacher) e Douglas Coutinho. Técnico: Gerson Gusmão

Figueirense (SC): Sidão; Lucas, Pereira, Alemão e Sanchez; Arouca, Elyeser, Guilherme e Marquinho; Diego Gonçalves e Pedro Lucas. Técnico: Marcelo Coelho.