Treinador há mais tempo no cargo no futebol brasileiro, Gerson Gusmão não comanda mais o Operário. O anúncio da saída do técnico foi feito pela diretoria logo após a derrota para o Cruzeiro na terça-feira (20). O time de Ponta Grossa já anunciou Matheus Costa como seu novo treinador.

Gusmão não resistiu à sequência ruim de resultados na Série B e deixa o comando do Fantasma após quatro anos e sete meses. Nas últimas oito partidas, o Operário venceu apenas. Foram ainda quatro empates e três derrotas. O Operário é o décimo colocado da Série B, com 22 pontos.

Imagem ilustrativa da imagem Operário demite Gusmão e anuncia Matheus Costa
| Foto: Vinícius Machado/Photopress/Folhapress

A derrota por 1 a 0 em casa para o Cruzeiro, na estreia de Luiz Felipe Scolari (foto) no time mineiro, foi o estopim para a saída do treinador, que vinha recebendo forte cobrança da torcida e de parte da imprensa.

Gerson Gusmão assumiu o Operário em março de 2016 durante o Campeonato Paranaense. O clube fazia campanha ruim e acabou rebaixado. A manutenção do treinador, no entanto, surtiu bons resultados na sequência do trabalho.

Gusmão foi campeão da Taça FPF em 2016, da Série D do Brasileiro em 2017 e da Divisão de Acesso e da Série C, em 2018. O Operário voltou a disputar a Série B em 2019 depois de 28 anos e terminou a competição na décima posição. Nesta temporada, o Fantasma foi até as quartas de final do Paranaense, eliminado na segunda fase da Copa do Brasil e depois de um bom início na Série B - ficou no G4 por seis rodadas - caiu de rendimento e o treinador não resistiu.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o ex-treinador divulgou uma nota e agradeceu ao clube pela oportunidade. "Na última terça-feira, encerrou-se a minha longa trajetória no comando do Operário Ferroviário Esporte Clube. Desde março de 2016 tive a oportunidade de comandar esta equipe que confiou no meu trabalho e felizmente pude retribuir, pois sei que deixei o meu melhor".

A direção do Operário agiu rápido e confirmou a contratação de Matheus Costa, 33 anos, que na quarta-feira (21) havia acertado a sua saída do Paysandu. Costa dirigiu o Paraná Clube no acesso para a Série A em 2017. Este ano o treinador trabalhou também no Confiança (SE). Costa estreia no comando do Operário na sexta-feira (23), diante da líder Chapecoense, na Arena Condá.