As duas vagas na Primeira Divisão do Campeonato Paranaense em 2006 ainda não foram definidas, mas já há uma certeza: o Oeste voltará a ter um representante na elite. O dono da vaga sairá justamente do principal confronto da região, o Clássico da Soja. Depois de muita rivalidade no passado, Toledo e Cascavel voltam a campo em um momento decisivo com suas novas versões de times, o Toledo Colônia Work e o Cascavel Clube Recreativo.
As duas cidades já travaram duelos quentes pelo Paranaense, até que o campo e a bola diminuíram de tamanho. Com a perda da força do futebol na região, a rivalidade passou para as quadras e as duas cidades passaram a duelar no futsal.
A semifinal da Série Prata, que começa a ser disputada hoje, no Estádio Olímpico, em Cascavel, reativa a importância deste confronto e será uma espécie de tira-teima. Na primeira fase, as equipes se enfrentaram duas vezes, com dois empates por 1 a 1. Se levar em conta a disputa entre cidades nos últimos anos, Toledo está em vantagem. A vaga do antigo Império Toledo na Primeira Divisão de 2005 foi conseguida justamente com uma vitória por 1 a 0 sobre o Cascavel, em pleno Estádio Olímpico, no ano passado.
Na primeira fase, a Serpente foi a melhor equipe do grupo B, somando 30 pontos, dez a mais do que o Toledo, que ficou com a quarta vaga da chave. Já na segunda fase, a classificação antecipada ficou com os toledanos, enquanto os cascavelenses só garantiram a vaga nas semifinais com um gol de pênalti aos 49 minutos do segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Arapongas no último jogo. (T.M.)

mockup