|
  • Bitcoin 122.680
  • Dólar 5,1455
  • Euro 5,2248
Londrina

Esporte

m de leitura Atualizado em 24/02/2022, 14:01

O que significa o símbolo exibido em comemoração de ucraniano do Benfica

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022


AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao marcar o segundo gol do Benfica contra o Ajax, nesta quarta-feira (23), em Lisboa, no empate em 2 a 2 pelo jogo de ida das oitavas de final da Champions League, o atacante ucraniano Roman Yaremchuk chamou a atenção do mundo do futebol por sua comemoração.

Logo após cabecear para o fundo da rede, o jogador de 26 anos tirou a camiseta da equipe portuguesa e exibiu uma outra camiseta que estava por baixo, na cor preta e com um símbolo estampado. Trata-se do Tryzub, tridente que consta no brasão de armas da Ucrânia e também no escudo da federação de futebol do país.

Ele representa a Santíssima Trindade desde o século 10, quando o cristianismo foi introduzido na Ucrânia pelo príncipe Vladimir (958-1015). É amplamente usado no país do leste europeu.

O símbolo também está presente em uma bandeira que tem as cores preta e vermelha, com o Tryzub no meio, e que era usada pelo Exército Insurgente Ucraniano, organização político-militar criada pelos nacionalistas ucranianos que enfrentou, na Segunda Guerra Mundial, tanto as tropas alemãs como o exército soviético.

Uma variação dessa bandeira, na qual há uma espada sobreposta ao tridente, é utilizada pelo Pravyi Sektor (Setor Direito), organização de ultradireita criada em 2013 na Ucrânia.

A manifestação política de Yaremchuk acontece em meio ao conflito entre Ucrânia e Rússia. Na madrugada desta quinta-feira (24), o presidente russo Vladimir Putin ordenou a invasão de tropas no território ucraniano.

"Sou ucraniano e tenho orgulho disso. Estando a milhares de quilômetros de distância do meu país, quero apoiar todos os que estão sofrendo. É hora de nos unirmos. Esse é o nosso país, a nossa história, a nossa cultura, o nosso povo e as nossas fronteiras. Glória à Ucrânia", postou o atacante nas redes sociais após a partida.