O Paraná estará bem representado nos Jogos Pan-Americanos do Rio. Dos 659 da delegação brasileira - a maior da história do País na competição -, o Estado está cedendo 40 atletas (12 mulheres e 29 homens), nascidos em 21 cidades.
Todas as regiões estão representadas e a cidade que conta com o maior número de convocados é Curitiba, com 11 atletas, segundo listagem oficial divulgada no site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Dos curitibanos, apenas um é conhecido do grande público, o campeão olímpico em Atenas-2004, Emanuel, que faz parceria com Ricardo no vôlei de praia.
Os outros dez são pouco famosos, mas terão no Pan a oportunidade de mostrar o seu talento. São atletas como Juraci Moreira Jr. (do triatlo), Palmira (basquete feminino), Felipe May (natação), Pedro Nicácio, Davi Romeo e Roberson Figueiredo (os três do ciclismo) e Athos Schwantes (esgrima).
A segunda cidade mais representada será Maringá, com seis atletas. Nasceram lá o ponta Tupan e o goleiro Alê, da seleção masculina de handebol; Natália Falavigna, do taekwondo, que nasceu na Cidade Canção, mas mora em Londrina; e três representantes da colônia japonesa local: Gustavo Ogassawara, do beisebol, e Tathiane Misawa e Vivian Morimoto, do softbol.
Somente em terceiro lugar aparece Londrina, com quatro atletas: o ponta Giba, astro da seleção masculina de vôlei, o nadador Diogo Yabe, medalhista em Santo Domingo-2003 nos 200m medley (hoje residente nos Estados Unidos), a atleta de heptatlo Elizete Marques da Silva, nascida em Londrina, mas formada em Cambé, e o jogador de beisebol Gilmar Pereira, formado na Acel/Londrina e hoje atuando como profissional nos Philladelfia Phillies (EUA).
Londrina perdeu representatividade em relação a Santo Domingo-2003 porque naquela ocasião a cidade contava com três ginastas na seleção de GR e mais o nadador Rogério Romero, que se aposentou após a Olimpíada de Atenas.
A quarta cidade em número de atletas é Assaí (36 km a leste de Londrina), com dois competidores: a volante da seleção feminina de futebol, Renata Costa, e Anderson Santos, do beisebol, também profissional nos Estados Unidos - atua no Chicago White Sox. As demais cidades terão um representante cada.
Medalhas - Apesar de muitos terem chance de subir ao pódio, a medalha de ouro estará reservada para poucos paranaenses. As maiores possibilidades são para os atletas do vôlei masculino (Giba, Serginho e Samuel), do vôlei de praia (Emanuel), do atletismo masculino (Jadel Gregório e Vanderlei Cordeiro de Lima), do taekwondo (Natália Falavigna), do handebol masculino (Léo, Alê e Tupan), do futebol feminino (Renata Costa, Andrea Su© ntaque e Jatobá) e do basquete feminino (Ega e Palmira).
Natália Falavigna, que sempre competiu por Londrina, onde mora, é a principal esperança do taekwondo nacional nos Jogos. Ela não disputou o Pan de 2003 porque não havia a sua categoria (acima de 67 kg), mas na Olimpíada de Atenas já foi a 4 colocada. ''Ela está madura e bem preparada e apostamos nela porque em toda a sua carreira a Natália nunca voltou de uma competição internacional sem medalha'', enfatizou seu técnico e também da seleção, Fernando Madureira.
Campeã mundial em 2005, em Madri, e 3 colocada no Mundial deste ano, em Pequim, a lutadora disse estar ansiosa por competir em seu País. ''Será uma sensação nova lutar em casa e diante de um grande público que estará voltado para os Jogos'', afirmou Natália à Folha, antes do seu embarque para o Rio.

mockup