O 'coringa' do LEC
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
Vítor Ogawa<br>Reportagem Local 

No meio-campo ou na defesa, o volante Ícaro tem mostrado versatilidade nos treinamentos e ganhou espaço, rapidamente, no elenco do Londrina. Hoje, ele já é considerado um 'coringa' do treinador Claudio Tencati, que pode adaptá-lo nas diferentes funções durante a sequência de jogos de um calendário cheio.
Nas duas últimas partidas do Londrina, o atleta de 23 anos, que veio por empréstimo do Coritiba, jogou como zagueiro improvisado e ganhou elogios do chefe. Ele assumiu a posição diante do Rio Branco no Campeonato Paranaense fazendo dupla de zaga com Marcondes e conseguiu vencer logo na sua estreia. No jogo contra o Paraná Clube, pela Primeira Liga, Ícaro atuou ao lado de Luizão. Nas duas partidas demonstrou segurança e jogou com bastante firmeza.
Na coletiva desta quinta-feira (23), realizada no CT da SM Sports, Ícaro ressaltou que pretende fazer bons jogos, independentemente da posição que atuar. "O que o Tencati precisar. De zagueiro ou de volante, tenho que estar pronto para desempenhar o melhor papel possível", afirmou. Segundo ele, o jogo contra o Cascavel, no sábado (25), pelo Paranaense, será difícil e a alta temperatura do Oeste do Estado pode atrapalhar. "São adversidades que a gente tem que superar. Mas, temos que ganhar para subir na tabela e ficar entre os quatro primeiros, que é o principal objetivo nessa primeira fase do Paranaense", apontou.
O volante ressaltou que as últimas três vitórias possibilitam que o time entre com mais tranquilidade no confronto deste sábado. "É preciso entrar mais focado ainda e não deixar essas vitórias relaxarem o grupo", acrescentou.
Questionado se ele prefere jogar de volante ou zagueiro, ele respondeu que prefere estar entre os titulares, independente da posição. Sobre a disputa com Matheus, Marcondes e Luizão, Ícaro afirmou que a concorrência é positiva para o time. "Sempre quem entra está dando conta do recado. É bom ter uma sombra de qualidade. Você não pode deixar cair o nível durante o jogo e tem que mostrar o seu máximo para que consiga uma sequência de jogos gratificantes. Toda bola que vier tem que estar atento para fazer o melhor trabalho", avaliou.
"Como volante, você tem que correr muito de um lado para o outro, marcando. Na zaga você trabalha mais posicionado, mais tranquilo, mas tem que estar atento, porque qualquer errinho o adversário pode fazer o gol", comparou.
O zagueiro Matheus saiu do Departamento Médico e seu retorno pode colocar um ponto de interrogação na cabeça de Tencati na hora de definir qual dupla de zaga deve atuar contra o Cascavel.
O Londrina terá os desfalques de Fabinho, que está com uma contusão no quadril, e Germano, que também segue em tratamento em função de uma contusão no tornozelo. França não treinou ontem por causa da pancada na coxa que sofreu no jogo contra o Paraná Clube.
Em 120 minutos em campo, Ícaro participou de 30 ações defensivas. Acertou 76 passes, o que rende a ele um índice de 92% de acertos em 2017. As informações são da Análise de Desempenho do Londrina Esporte Clube, área coordenada pelo analista Eduardo Thomaz.


