O alemão Paulo Rink: Não vou trocar o certo pelo duvidoso
Previamente convocado pelo técnico da Alemanha Bert Vogts, o atacante brasileiro do Bayern Leverkusen, Paulo Rink, já fala como jogador da seleção germânica. A lista oficial dos convocados será anunciada no final de semana, mas Vogts já avisou que Rink será chamado.
Nascido em Curitiba, Paulo Rink teve direito à cidadania alemã por causa dos avós paternos, que imigraram da região de Frankfurt para o Brasil.
Em entrevista por telefone, ontem à tarde, o ex-atacante do Atlético Paranaense reconheceu que seu grande sonho é servir à seleção brasileira, mas que não vai desperdiçar a chance de defender a Alemanha, que nos dias 2 e 7 de setembro jogará amistosos contra Malta e Romênia, respectivamente.
Aqui na Alemanha só se fala na convocação de um brasileiro para a seleção nacional. Estou na maior correria, dando muitas entrevistas para as TVs, rádios, jornais e revistas, pois todo mundo está querendo saber da minha história. Os torcedores e a imprensa estão gostando da idéia de contar com o talento de um jogador brasileiro em sua equipe. Jogar na seleção brasileira sempre foi um sonho meu, desde criança, mas não adianta eu ficar sonhando porque as portas que se abriram para mim aqui na Alemanha podem se fechar. Me dói o coração, mas não vou trocar o certo pelo duvidoso, afirmou Paulo Rink, que foi o grande destaque da primeira rodada do Campeonato Alemão.
A indefinição do futebol brasileiro o preocupa. Não tenho certeza do que está acontecendo aí no Brasil, mesmo com a notícia de que o Wanderley Luxemburgo é o novo técnico da seleção. Aqui tudo é muito organizado, o treinador pode planejar o trabalho com o mesmo grupo, sem ficar experimentando demais.
A reportagem da Folha não conseguiu ouvir Luxemburgo sobre a convocação de Paulo Rink para a seleção alemã.
Paulo Rink conta que seus companheiros brasileiros de Bayern Leverkusen, o volante Émerson e o lateral-esquerdo Zé Roberto, dizem que não gostariam de estar na sua pele. Eles estão me dando uma força, mas reconhecem que a situação é difícil. Em primeiro lugar, tenho que pensar na minha carreira. Quero deixar claro que não estou abdicando do Brasil. Não vou trocar meu País por uma seleção qualquer; afinal, a Alemanha é tricampeã mundial.
A má campanha do Atlético Paranaense no Campeonato Brasileiro está deixando Paulo Rink triste, assim como todo torcedor rubro-negro. É uma pena, simpatizo muito com o clube, procuro acompanhar os resultados do campeonato pela Internet, ler o que sai nos jornais. Só que esses maus resultados não são ruins só para o Atlético, são ruins para todo o futebol paranaense. Ainda há tempo para sair da crise, o Abel Braga tem que ter muita tranquilidade, passar isso para os jogadores, além de mais motivação, buscando a superação e a união do grupo.Arquivo FolhaNotícias da AlemanhaPaulo Rink: Os alemães estão gostando da história de contar com um atacante brasileiro na sua seleçãoEdmundo Inagaki





