O jogo entre São Bento e Criciúma pela Série C foi um dos principais assuntos do futebol brasileiro neste início de semana. O time de Sorocaba relacionou para a partida apenas 12 jogadores e teve o desfalque de outros 15 atletas, diagnosticados com a Covid-19. O confronto, válido pela 12ª rodada do grupo B, que é a chave do Londrina, foi disputado na segunda-feira (26) no interior paulista e terminou empatado em 0 a 0.

Sem 15 jogadores infectados pela Covid-19, São Bento segurou o 0 a 0 diante do Criciúma
Sem 15 jogadores infectados pela Covid-19, São Bento segurou o 0 a 0 diante do Criciúma | Foto: Miguel Pessoa/Futurapress/Folhapress

"Nunca imaginei passar por isso no futebol. Foi algo surreal", afirmou o técnico londrinense Edson Vieira, que comanda o São Bento. O clube paulista tentou o adiamento do jogo, mas a CBF determinou a realização da partida. Os problemas no São Bento começaram após o duelo contra o Brusque no dia 18. Após o retorno da delegação de Santa Catarina, o elenco foi submetido aos exames do novo coronavírus e oito jogadores testaram positivos. Em alerta pelo número alto de contaminados, a CBF recomendou nova bateria de testes no clube três dias depois e mais quatro atletas foram diagnosticados com a doença. Novos exames no domingo (25) apontaram mais três atletas, além do preparador físico do clube, infectados.

"Tínhamos 38 jogadores inscritos. Destes, cinco rescindiram contrato, outros cinco estavam machucados e um suspenso. Só pude contar com 12 atletas, mas a CBF levou em conta que os atletas que saíram e os que estavam machucados faziam parte do elenco e alegou que o protocolo determina que se tiver 13 jogadores aptos a partida não pode ser adiada. Nunca vi uma coisa dessas", desabafou Vieira.

O São Bento entrou em campo com apenas o goleiro Lucas Macanhan como opção no banco. O jogador precisou entrar na linha no segundo tempo em razão da contusão do atacante Coutinho. "Trabalhamos muito a parte psicológica dos atletas e a nossa principal meta era não passar vergonha. Felizmente suportamos o jogo e o resultado de empate até valeu um prêmio extra por parte da diretoria e de alguns torcedores aos jogadores", frisou Edson Vieira.

Imagem ilustrativa da imagem "Nunca imaginei passar por isso no futebol", diz técnico londrinense sobre surto de Covid-19 no São Bento

RISCO PERSISTE

A preocupação no clube de Sorocaba, no entanto, persiste para a sequência da Série C. Os atletas que não testaram positivo passarão por novos exames e outros casos confirmados podem aparecer. O São Bento tem jogo marcado no domingo (1º) diante do Ypiranga, em Erechim (RS).

"Já trabalhamos com a hipótese de ter novos jogadores contaminados e, se isso se confirmar, como vamos jogar no Rio Grande do Sul? E se algum jogador do Criciúma também tiver sido contaminado?", questionou o treinador. "Os jogadores que testaram positivo na semana passada podem voltar aos treinos apenas na sexta-feira, que é quando está marcada a nossa viagem para Erechim. Ou seja, vamos para o jogo sem realizar nenhum treinamento".

Com o empate diante do Criciúma, o São Bento subiu uma posição no grupo B, mas continua na zona do rebaixamento. É o penúltimo colocado, com nove pontos, mesma pontuação do lanterna Boa Esporte. Já o time catarinense foi a 16 pontos e está em quarto lugar.