Londrina tem um novo clube de futebol profissional a partir de 2025. O City London FC foi lançado oficialmente nesta semana e apresentou uniformes, centro de treinamentos próprio e planejamento para a temporada. O clube é o antigo Apucarana Sports, clube que foi rebaixado para a última divisão do Campeonato Paranaense no ano passado. O London se junta ao Londrina, que disputa a primeira divisão do Estadual e a Série C do Brasileiro, e a Portuguesa Londrinense, que está na Terceirona.

O presidente do City London FC é Douglas Rodrigues de Lima, que tomou a decisão de tirar o time de Apucarana e montar uma nova estrutura em Londrina. Em entrevista à FOLHA, Lima explicou que a decisão de mudar de cidade foi pessoal e financeira.

“A mudança tem diversos fatores. Londrina é uma cidade com mais habitantes, minha família está aqui, eu moro aqui há sete anos. Sou londrinense. Alguns amigos fizeram o convite. Em Apucarana, fui feliz, fiz muitos amigos, só tenho gratidão, mas foi uma opção minha trazer o time para cá. Tive propostas de outras cidades, de clubes para fazer parceria, mas a que mais me agradou foi Londrina. Por ser uma cidade maior, com maiores empresas, podemos atrair mais patrocinadores e parceiros, além de atletas de bom nível, já que nosso objetivo é revelar atletas”, destacou o empresário.

CT NA ZONA LESTE

O City London FC foi inaugurado em Londrina com um CT próprio para treinamentos e alojamento de jovens atletas localizado na zona leste, próximo da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). O espaço é dividido em 32 camas que ficarão em casas e 36 que estarão em contêineres. Lima reforçou a segurança para os garotos que precisarão se alojar.

“Os contêineres possuem três portas e três janelas de vidro cada uma, com fácil acesso à saída. Tudo legalizado”, garantiu ele. Vale lembrar que, em fevereiro de 2019, dez garotos entre 14 e 16 anos base do Flamengo morreram após um incêndio no CT Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro. O fogo foi causado por um curto circuito no ar-condicionado. A perícia, à época, constatou que não havia saídas de emergência.

O local, que é fruto de uma parceria e passou por quatro meses de obras, contará com vestiário, academia, rouparia e refeitório. O CT vai começar a receber os atletas no fim de janeiro.

O clube garante que o alojamento em  contêineres é seguro para os jovens "com janelas de vidro e fácil acesso à saída"
O clube garante que o alojamento em contêineres é seguro para os jovens "com janelas de vidro e fácil acesso à saída" | Foto: Divulgação/City London

METAS EM 2025

O novo clube londrinense vai disputar a 3ª divisão do Paranaense profissional, mas no sub-20 está na elite do Estadual - que conta com duas divisões na categoria - por herdar a vaga do antigo Apucarana Sports - na edição de 2024 avançou até as quartas de final e só parou ao ser eliminado pelo Cascavel.

“Em março teremos o Paranaense sub-20 e estaremos preparados. Sabemos da dificuldade que é a primeira divisão, vamos enfrentar Coritiba, Athletico Londrina, clubes de expressão, que já estão jogando e nós estamos parados, isso para nós é um ponto negativo. Vamos começar um time do zero para o sub-20 e os times que vamos enfrentar estão em atividade. Estamos atrás, mas vamos correr contra o tempo. Ainda neste mês de janeiro vamos dar início aos trabalhos do sub-20”, seguiu Lima.

Os primeiros jogadores que irão compor o elenco do City London FC se apresentam no dia 13 de janeiro. A ideia é que o clube conte com jovens atletas de Londrina e região para a disputa das categorias sub-15, sub-17 e sub-20 do Estadual.

“São mais de 20 atletas, todos já agendados. Vamos ficar com eles uma ou duas semanas e ficar com o máximo que pudermos aqui da cidade e da região. Primeiramente, os meninos da cidade, e quando tivermos essa base, aí vamos trabalhar para termos jogadores de fora”, explicou Marcos Vinicius de Oliveira Leite, o Marcão, ex-goleiro do Londrina e atual diretor de futebol do City London FC.

Imagem ilustrativa da imagem Novo time de Londrina, City London inaugura CT na zona leste
| Foto: Divulgação/City London

RESPEITO AO LEC

Lima nega que a “concorrência” com o Londrina Esporte Clube atrapalhe o City London a alcançar seus objetivos na cidade. O empresário e presidente do novo clube disse que torce pelo sucesso do Tubarão, e que isso pode ajudar a equipe em seu crescimento.

“Não atrapalha, é bom ter um clube do tamanho do Londrina próximo. Sou um admirador do Londrina, acompanho, torço por eles, que façam boa campanha, subam no Brasileiro, mas dentro de campo precisamos vencer. Não importa quem seja. Fora de campo eles têm o espaço deles, nós temos o nosso, respeitamos eles, e acho que da mesma forma eles vão nos respeitar”, concluiu o mandatário do City London FC.