Campinas - A Série B do Campeonato Brasileiro também começa hoje, com nove partidas (veja todos os jogos no Placar da página 9), sendo seis a partir das 16 horas e mais três às 20h30. No total, serão 22 clubes, lutando por duas vagas para a Série A do próximo ano num total de 231 jogos somente na primeira fase, disputada em turno único. Os oito primeiros colocados vão passar à segunda fase e brigar pelo título, enquanto os últimos seis serão rebaixados para a Série C.
Um dos destaques da rodada inaugural é o confronto paulista entre Portuguesa e Guarani, às 20h30, no Canindé. A Lusa está animada depois de fugir do rebaixamento no Paulistão e tem no seu comando o técnico Giba. O Guarani, rebaixado ano passado , tenta se organizar com José Carlos Serrão, ex-Mogi Mirim.
Duas partidas serão disputadas com portões fechados e com os mandantes jogando longe de seus estádios, em virtudes de incidentes na Série B de 2004. O Avaí recebe o Ceará, no Estádio Hercílio Luz, em Itajaí (SC), sem torcida, devido a um radinho de pilha arremessado para o gramado do Estádio da Ressacada na partida contra o Bahia, pelo quadrangular final.
Quem também vai jogar sem público é o Bahia. Em virtude dos objetos jogados contra o árbitro Paulo César de Oliveira no jogo diante do Brasiliense, na Fonte Nova. O tricolor baiano recebe a Anapolina-GO no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana. Vice-campeão da Série B pelo Fortaleza, o técnico Zetti estréia no Bahia e tenta o seu segundo acesso.
O Grêmio estréia com novo técnico. Mano Menezes, ex-Caxias, comanda o Tricolor às 20h30, diante do Gama, em Brasília. Menezes substitui Hugo de León, demitido após a derrota de 3 a 0 para o Fluminense, na Copa do Brasil, com a missão de recolocar o Grêmio na Série A. Vice-campeão da Série C em 2004, o Gama volta à Segunda Divisão.

mockup