Que o Brasil é berço das maiores feras do automobilismo mundial não é novidade para ninguém, muito menos que todas estas feras, como Senna e Piquet, começaram nas pistas de Kart. E é exatamente nessas pistas que os irmãos Dirani, Danilo, 13 anos, e Dennis, 9, andam surpreendendo, ganhando quase todas as competições. ‘‘Eu corro porque gosto.
Ao mesmo tempo que é lazer é profissão, é tudo pra mim, minha vida gira em torno disso’’, conta Danilo, campeão brasileiro de Kart em 94 e 95. Infelizmente, em 96, Danilo quebrou a 300 metros da linha da chegada, perdeu a liderança e ficou em terceiro lugar. Mas para compensar ganhou o Campeonato Paulista de Júnior pela quarta vez.
‘‘Éramos muito amigos do Ayrton (Senna) e Danilo, quase todo final de semana, ia correr no kartódromo dele lá na fazenda de Tatuí, e quase sempre acabava ganhando do campeão’’, diz orgulhoso José Dias Dirani, pai e mecânico dos meninos. Danilo respira automobilismo, seu quarto é cheio de miniaturas, adesivos, pôsteres, troféus e medalhas do esporte. ‘‘Ele já ganhou o Campeonato Paulista de Fórmula Parilla, Campeonato Paulista de Fórmula Kart, é vice-campeão Gaúcho, Campeão Mineiro, Tricampeão do Mercosul, entre outros, são tantos os troféus que não temos mais lugar para colocar’’, fala sua mãe Eliane Sá Dirani.
‘‘Pra mim, o Ayrton era um amigo, uma pessoa comum, lógico que o admirava muito. Ele me dava a maior força, inclusive antes daquela corrida na Itália, ele tinha falado que iria me patrocinar’’, lembra o tímido Danilo, que vai comemorar seu aniversário de 14 anos no próximo dia 10.
Mas a vida dos irmãos Dirani não é só feita de vitórias e comemorações. Eles treinam duro. Toda quarta-feira, faça sol ou chuva, lá estão eles em Interlagos, treinando. ‘‘Quando tem corrida no sábado, eu treino também na sexta’’, explica Danilo, que atualmente é ‘‘paitrocinado’’ pelo pai que faz tudo, é o mecânico e o chefe da equipe Dirani, e patrocinado por MSC motores, MG Pneus, Kartmini, Nevoni Village, Parilla e Faculdade Santana.

mockup