Nos pênaltis, Liverpool conquista a Liga dos Campeões da Uefa
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de maio de 2005
Folhapress 
São Paulo - Após uma recuperação surpreendente, o Liverpool venceu o Milan ontem por 3 a 2 nos pênaltis, após empate por 3 a 3 no tempo normal, e conquistou o título da Liga dos Campeões da Europa, no estádio Ataturk, em Istambul, na Turquia. A equipe inglesa terminou o primeiro tempo perdendo de 3 a 0, mas chegou ao empate na etapa final.
Com o triunfo, o time inglês quebrou um jejum de 21 anos sem conquistas no principal torneio de clubes da Europa. A vitória de ontem deu o quinto título do torneio europeu para o Liverpool, que também venceu a competição em 1977, 1978 e 1981.
Logo no primeiro minuto de partida, o Milan abriu o placar. Após cobrança de falta da direita, Maldini marcou para do time italiano. Sem criatividade e com seu sistema defensivo abalado após o gol, o Liverpool deu mais espaços ao Milan, que ampliou. Aos 38 minutos, Schevchenko recebeu de Kaká e tocou para Crespo, que tocou na saída do goleiro: 2 a 0.
Com o domínio do meio campo, os italianos, que contaram com tarde inspirada de Kaká, ampliaram ainda no primeiro tempo. Aos 44 minutos, Kaká lançou Crespo, que marcou seu segundo no jogo.
No segundo tempo, foi a vez do Milan adormecer e perder o controle da partida em menos de 20 minutos. Aos 8 minutos, após cruzamento da esquerda, Gerrard completou de cabeça para diminuir. Empolgado, o time inglês partiu para cima e marcou o segundo em seguida. Aos 10 minutos, Smicer, que entrou durante a partida, arriscou de fora da área, no canto direito do goleiro Dida, e fez o segundo.
Assustado, o Milan perdeu o controle do meio campo e deixou o rival empatar aos 14 minutos. Em cobrança de pênalti, Xabi Alonso bateu no canto direito de Dida, mas o goleiro brasileiro fez a defesa. No entanto, no rebote, o jogador espanhol não desperdiçou e empatou.
Após a igualdade, a partida caiu de qualidade. As duas equipes se fecharam no campo de defesa e levaram o jogo para a prorrogação. Cansadas, pouco produziram, e o título foi para a decisão por pênaltis.
Nos pênaltis, Serginho, Pirlo e Schevchenko perderam para o Milan e deram o título para a equipe inglesa, que desperdiçou apenas uma das quatro cobranças que fez.


