Nos pênaltis, Corinthians vence o 1º Mundial de Clubes da Fifa
PUBLICAÇÃO
sábado, 15 de janeiro de 2000
Da Redação
O Corinthians conquistou ontem o título de campeão do 1º Mundial de Clubes da Fifa ao vencer o Vasco na cobrança de pênaltis por 4 a 3, depois de 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. O time paulista acertou suas quatro primeiras cobranças e quase perdeu o título nos pés de Marcelinho, que teve o pênalti defendido por Hélton. O Vasco precisou então conferir o quinto e último pênalti para manter-se na briga. Edmundo, que esteve mal no jogo inteiro, isolou a bola para fora e os corintianos fizeram a festa no gramado do Maracanã.
Na preliminar do Maracanã, o Necaxa (México) garantiu o terceiro lugar ao vencer o Real Madrid (Espanha) por 4 a 3 na cobrança de pênaltis, após empate de 1 a 1 no tempo normal.
O primeiro tempo da final foi equilibrado. Logo a um minuto e meio, o lateral corintiano Índio cortou mal uma cobrança de escanteio, e por pouco Romário não fez o gol vascaíno. A resposta do Corinthians veio em seguida: aos 3, Edílson puxou rápido contra-ataque pela direita, levou a marcação de Mauro Galvão e bateu cruzado. O centrovante Luizão chegou atrasado e perdeu a chance de fazer o gol.
Com uma marcação forte, o Corinthians forçava o Vasco a arriscar chutes de fora da área. O meia colombiano Rincón exercia forte marcação sobre Edmundo. Isto facilitou o trabalho do ataque paulista. Aos 14, Edílson desceu outra vez pela direita e cruzou para Luizão. O atacante dominou no peito e chutou sobre Paulo Miranda. Aos 17, Paulo Miranda arriscou de fora da área, assustando o goleiro Dida. O Vasco chegou a fazer um gol com Ramón, aos 34, mas o atacante estava impedido.
Mas a melhor chance de marcar foi a de Marcelinho. O meia-atacante chutou cruzado, a bola desviou em Odvan, obrigando o jovem goleiro Hélton a se esticar todo para colocar a escanteio.
A etapa final começou em ritmo alucinante. Aos 5 minutos, Edílson roubou a bola de Felipe e chutou rente à trave direita de Hélton. O Vasco respondeu com um chute de fora da área do lateral Gilberto, que assustou Dida.
Com Edmundo fora de sintonia e Romário bem marcado, o Corinthians dominou o jogo na prorrogação mas também não chegou. A decisão, então, foi para a cobrança de pênaltis e o Corinthians levou a melhor, ganhando por 4 a 3. Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu marcaram para o Corinthians. Romário, Alex Oliveira e Viola fizeram para o Vasco. Marcelinho, Edmundo e Gilberto erraram.
FICHA TÉCNICA
Vasco da Gama 0 (4)*
Hélton; Paulo Miranda, Odvan, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Felipe (Alex Oliveira), Juninho (Viola) e Ramon (Donizete); Edmundo e Romário. Técnico: Antônio Lopes
Corinthians 0 (3)
Dida; Índio, Fábio Luciano, Adilson e Kléber; Vampeta (Gilmar), Rincón, Ricardinho (Edu) e Marcelinho; Edilson (Fernando Baiano) e Luizão. Técnico: Oswaldo de Oliveira
Árbitro: Dick Jol (Holanda)
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Renda e público: Não divulgados
(*) nos pênaltis