Apesar do calorão desses últimos dias em pleno inverno - nos dando a sensação de que há sol também de noite -, o título desta coluna não tem como inspiração o tempo maluco. Não vou dar essa bola toda para o fenômeno El Niño que elevou as temperaturas para mais de 35 graus nesta semana. Tomei emprestado da canção de Flávio Venturini, que na verdade tem o nome no plural: "Noites com sol". "Ouvi dizer que são milagres noites com sol", começa ele. E um pouquinho mais adiante, pede que "onde só tem o breu vem me trazer o sol".

O Londrina tem vivido no breu nesta Série B. Foram pouquíssimos os dias de sol. Penúltimo colocado, é o time que mais perdeu até aqui - 15 vezes, uma a mais do que o lanterna ABC. As parcas cinco vitórias foram quase todas conquistadas em casa - só uma, contra o Tombense, nasceu longe do Café, lá na distante Minas, no longínquo mês de maio, quando a vaca ainda não estava à beira do brejo. Só não é o pior visitante porque o ABC, esse sim caminhando passes firmes rumo à Série C, não bateu ninguém em campo adversário. Todos os demais 18 clubes do campeonato venceram no mínimo duas vezes jogando fora de seus domínios.

Daí que retorno ao título da coluna. Será milagre o sol aparecer nesta noite em Campinas? Ou o milagre que se espera virá na última rodada (se é que até lá o time ainda estará vivo na briga contra o rebaixamento?). A matemática mostra que chegou-se a um ponto em que nem as vitórias nos sete jogos que restam ao Londrina fazer no Café podem ser suficientes para evitar a queda à terceira divisão. Faça as contas comigo. No ano passado, o CSA foi rebaixado com 42 pontos. O Novorizontino, que terminou em 16º, escapou da degola com 44.

O Tubarão tem 19 pontos e 21 a disputar tanto como mandante quanto como visitante (contando o jogo de hoje). A distância para o primeiro time fora da zona do rebaixamento é de angustiantes seis pontos. O que significa dizer que ainda que obtenha 100% de aproveitamento daqui pra frente jogando diante de sua torcida (não ria), de nada adiantará se não conseguir ao menos uma, duas vitórias fora. Portanto, se de fato interessa a permanência na Série B, não cabem mais discursos comodistas. É preciso tratar de vencer fora do Café. Passou da hora de o Londrina deixar o sol entrar. Ou estará fadado a terminar o campeonato, e o ano, no breu.