O Corinthians entra em campo nesta quarta-feira (5), às 21h30, em Guayaquil, para enfrentar o Barcelona-EQU pelo jogo de ida da terceira fase da Copa Libertadores da América. O time que passar desta fase vai para a fase de grupos da competição.

O Timão chega para o confronto após ter sofrido para eliminar a Universidad Central da Venezuela (UCV) pelo placar agregado de 4 a 3 - com gol de Yuri Alberto já no fim da partida na Neo Química Arena -, enquanto o time equatoriano derrotou o rival local El Nacional, de Quito, por 2 a 1 na soma dos placares.

O time alvinegro embarcou para o Equador na segunda-feira (3), poucas horas após a vitória por 2 a 0 sobre o Mirassol, que classificou a equipe para a semifinal do Campeonato Paulista, e chegou em solo equatoriano na madrugada desta terça-feira (4).

“Sempre falamos que a Libertadores é muito dura. O Barcelona-EQU vêm fazendo boas competições e temos que mostrar que estamos à altura. Esperamos fazer um bom jogo, a gente sabe que vai ser difícil, mas temos um grupo acostumado a partidas difíceis e vamos ver como vamos corresponder”, destacou Emiliano Díaz, auxiliar técnico de seu pai, Ramón Díaz, técnico do Corinthians. Ele não descarta surpresas na escalação para o jogo desta quarta. O zagueiro Gustavo Henrique e o atacante Angel Romero ganharam moral após o jogo contra o Mirassol.

“Sempre falamos que todos do grupo estão preparados para jogar. Muito contentes com as atuações de Romero e Gustavo Henrique, cada um pode brigar por uma posição. É bom que temos variações para decidir”, deixou claro o argentino.

O Corinthians tem dois problemas certos para o confronto. O meia Igor Coronado, com uma lesão muscular, está fora de combate, assim como o volante Raniele, fora pelo mesmo motivo.

Pelo lado do time equatoriano, os problemas são maiores. O lateral Byron Castillo, titular do time, sofreu uma entorse no tornozelo e está fora dos dois jogos decisivos. O atacante Christiano Solano, com uma lesão no joelho, também foi para o departamento médico. Outros jogadores já estão fora de combate no Barcelona-EQU há mais jogos.

São os casos do zagueiro Aníbal Chalá, do meia Jesús Trindade, ex-Coritiba, além dos atacantes João Rojas e Bryan Oyola. Outro desfalque certo para a partida desta quarta é o lateral-esquerdo Mario Pineida, ex-Fluminense, titular e capitão da equipe, que foi expulso na partida de volta contra o El Nacional.

Outros três confrontos vão definir equipes que vão para a fase de grupos da Libertadores. Se enfrentam Deportes Iquique (CHI) x Allianza Lima (PER), Melgar (PER) x Cerro Porteño (PAR) e Boston River (URU) x Bahia.

FICHA TÉCNICA

Barcelona-EQU

Contreras; Carabalí, Rangel, Vallecilla e Luque (Vargas); Arroyo, Leonai e Joaquín Valiente; Cortez (Arce), Corozo e Octavio Rivero. Técnico: Segundo Alejandro Castillo

Corinthians

Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, João Pedro Tchoca (Gustavo Henrique) e Matheus Bidu; Martínez, Carrillo e Breno Bidon; Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz

Árbitro: Darío Herrera (ARG)

Estádio: Monumental de Guayaquil (EQU)

Horário: 21h35

Onde assistir: Globo (TV), ESPN (TV), Disney+ (streaming)