São Paulo - Neymar realizou, na tarde deste domingo (9), a segunda partida em seu retorno ao Santos. Desta vez escalado como titular pelo técnico Pedro Caixinha, o atacante de 33 anos teve dificuldade sob o sol forte de Novo Horizonte, onde o time alvinegro empatou por 0 a 0 com o Novorizontino, pela oitava rodada do Campeonato Paulista.

O jogador suportou bem a exigência física da partida. Como havia ocorrido na última quarta (5), quando esteve em campo durante todo o segundo tempo do empate por 1 a 1 com o Botafogo-SP, surpreendeu por permanecer no gramado por mais tempo do que se imaginava. Atuou os 50 minutos do primeiro tempo e foi substituído aos 29 do segundo.

Não foi uma grande partida do Santos, diante do bem armado Novorizontino. O alvinegro teve uma boa chance com Pituca, mas no geral teve problemas para criar diante de um rival fechado. Neymar iniciou o jogo como um ponta de lança, atrás do centroavante Tiquinho Soares, mas, encaixotado pela marcação, foi recuando até se estabelecer na intermediária.

Conduzindo a bola, como é sua característica, sofreu faltas, mas longe do gol, perto do círculo central. Distante da área, teve poucos momentos em que teve o domínio da jogada em uma região na qual poderia ser mais perigoso. Em uma delas, acionou Guilherme, que tocou para João Schmidt obrigar o goleiro Airton a fazer boa defesa.

De acordo com o site de estatísticas Sofascore, o camisa 10 tocou 54 vezes na bola, acertando 22 dos 28 passes que tentou, com nenhum drible completo em sete investidas contra os defensores. Sua única finalização em todo o confronto no estádio Jorge Ismael de Biasi foi uma cobrança de falta na barreira.

SÃO PAULO

O São Paulo deu oito finalizações (nenhuma delas no gol) na derrota de 1 a 0 para o RB Bragantino, neste sábado (8), e Ryan Francisco -atacante que gera grandes expectativas na torcida- assistiu todo o jogo no banco de reservas. Em entrevista coletiva após o revés, Zubeldía explicou por que o jovem de 19 anos não recebeu minutos mais uma vez.

"Confio no que coloco em campo. Depois pode passar o melhor ou o pior, mas acredito que há jogadores que precisam entrar pouco há pouco. Quando não joga um e a situação não se dá a favor da minha decisão vão falar do Ryan [Francisco]. É um tema que sei que vai estar, mas para mim o mais importante é que confio nos jogadores de experiência que tenho e também nos jovens. Hoje jogou [Matheus] Alves, e foi bem o garoto. Joga bem. Vamos ver, jogo a jogo. Segunda-feira temos jogo em Brasília. Depois quinta e domingo. É uma linda semana, então tranquilo", disse Luis Zubeldía, em coletiva de imprensa.

Ryan Francisco marcou seu primeiro gol profissional no São Paulo em grande estilo. Ele foi o autor de um belo gol na vitória de virada contra a Portuguesa nos minutos finais da partida.

Zubeldía não deu mais chances ao garoto depois disso. Ryan entrou praticamente nos acréscimos da derrota para o Santos por 3 a 1 e assistiu os jogos contra Mirassol e RB Bragantino todo do banco.

Expectativa era grande para ver Ryan em ação. Como Zubeldía escalou um time todo reserva contra o RB Bragantino, a torcida esperava ver mais minutos de Ryan em campo, mas isso não aconteceu.