Zurique, Suíça - Neymar rompe um tabu e é o único jogador que atua no futebol sul-americano convocado para uma seleção mundial de 2011. Ontem, a Fifa divulgou a lista dos 23 melhores atletas do ano que concorrem à Bola de Ouro, promovida pela revista ''France Football'' e, que no ano passado, foi incorporada pela entidade que rege o futebol mundial.
O atacante do Santos foi um dos raros nomes que atuam no futebol sul-americano a ser lembrado na lista, amplamente dominada por jogadores do Barcelona e marcada pela quase total ausência de craques brasileiros.
A indicação do atacante do Santos é histórica também pelo fato de que ele se tornou o primeiro jogador indicado para o prêmio de melhor do mundo da Fifa a ter atuado a temporada toda por um time brasileiro. Anteriormente, outros quatro brasileiros entraram na disputa por causa do futebol que exibiram em times brasileiros, mas também estangeiros numa mesma temporada.
Foram eles: Raí, em 1993, por São Paulo e Paris Saint-Germain; Juninho Paulista, em 1995, por São Paulo e Middlesbrough; Romário, em 1995 e 1996, por Barcelona e Flamengo; e Giovanni, em 1996, por Santos e Barcelona.
Disputado por clubes europeus e já acertado com o Real Madrid, Neymar aparece pela primeira vez na lista, o que foi comemorado pela comissão técnica da seleção como um reconhecimento de seu talento e potencial. Por jogar no Brasil, longe dos palcos mundiais, a indicação é ainda mais valorizada.
Mas a lista também revelou que a entressafra do futebol brasileiro tem sido problemática. Entre os craques mundiais, apenas o lateral Daniel Alves figura na relação. Em dezembro, os três jogadores mais votados serão anunciados. Nos 20 anos do prêmio da Fifa, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Kaká e Ronaldinho Gaúcho já estiveram entre os vencedores.
Entre os melhores técnicos apontados não há nenhum brasileiro. A lista inclui Pep Guardiola, José Mourinho, Vincente del Bosque, Andrés Villas-Boas, Alex Ferguson e Arsene Wenger, além do uruguaio Oscar Tabarez, que venceu a Copa América deste ano.
Divisão por países
Na lista dos melhores jogadores de 2011, o Brasil empata com o mesmo número de portugueses selecionados: Nanu e Cristiano Ronaldo. O Uruguai também tem dois: Forlán e Luis Suárez. Entre os argentinos estão Aguero e Messi.
A seleção da Espanha é mais uma vez o grande destaque, com bons nomes: Iker Casillas, Cesc Fàbregas, Andrés Iniesta, Gerard Piqué, David Villa, Xabi Alonso e Xavi.
Também foram relacionados: Éric Abidal e Karim Benzema (França), Thomas Muller, Schweinsteiger e Mesut ™zil (Alemanha), Wayne Rooney (Inglaterra), Wesley Sneijder (Holanda) e Samuel Eto’o (Camarões).
A Fifa anuncia dia 5 de dezembro, em Paris, os três finalistas ao prêmio Bola de Ouro. O vencedor da premiação será conhecido em cerimônia marcada para dia 9 de janeiro, em Zurique, na Suíça. A eleição que definirá os ganhadores é definida por meio dos votos de capitães e técnicos de seleções nacionais e de jornalistas convidados pela France Football.

Imagem ilustrativa da imagem Neymar está entre os melhores do mundo