Santos - O atacante Neymar entrou na lista dos 55 jogadores que são candidatos a formar a seleção ideal do futebol mundial em 2011, em eleição promovida pela Fifa e pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais). Outros sete brasileiros estão na disputa, cujos 11 vencedores (um goleiro, quatro defensores, três meio-campistas e três atacantes) serão conhecidos apenas no dia 9 de janeiro, em cerimônia na Suíça, quando também será revelado o eleito como melhor jogador do mundo.
Assim como já tinha acontecido na eleição do melhor do mundo, na qual está entre os 23 finalistas, Neymar é o único entre os 55 candidatos a entrar na seleção ideal do ano que joga atualmente no Brasil - apesar de propostas milionárias da Europa, preferiu ficar no Santos. Os outros sete brasileiros atuam em clubes europeus: Daniel Alves (Barcelona), Lúcio (Inter de Milão), Maicon (Inter de Milão), Thiago Silva (Milan), David Luiz (Chelsea), Marcelo (Real Madrid) e Kaká (Real Madrid).
A eleição da seleção ideal do ano é feita com os votos dos mais de 50 mil jogadores profissionais de futebol do mundo que estão cadastrados na FIFPro. E o Brasil, com seus oito representantes, é o país com o segundo maior número de candidatos na disputa de 2011, perdendo apenas para a Espanha, atual campeã mundial e europeia, que conta com 12 nomes.
Na eleição entre os atacantes, Neymar terá adversários fortíssimos, principalmente o argentino Messi (Barcelona) e o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid), contra quem ele concorre também no prêmio de melhor jogador do mundo. O jovem astro do Santos ainda disputa outra premiação da Fifa marcada para ser entregue na mesma cerimônia do dia 9 de janeiro: o gol mais bonito do ano, com aquele que marcou na derrota para o Flamengo, por 5 a 4, em 27 de julho, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão.

mockup