São Paulo - Após sair na 12 posição e conquistar o quarto lugar no GP do Japão, seu segundo melhor resultado até agora na F-1, o piloto brasileiro Nelsinho Piquet, da Renault, reconheceu que precisa evoluir no treino classificatório para melhorar seus resultados nas corridas. A próxima etapa é o GP da China, na madrugada de domingo, às 5 horas (de Brasília).
Nas 16 etapas disputadas em 2008, seu ano de estréia na categoria, Nelsinho pontuou em apenas quatro - França, Alemanha (onde terminou em segundo), Hungria e Japão. O brasileiro só chegou ao Q3 (última parte da classificação, onde os dez melhores do treino disputam a pole) duas vezes. ''Sei que, para fazer uma boa prova, preciso melhorar meu desempenho na classificação para chegar ao Q3 e almejar bons resultados em condições normais de corrida'', comentou Nelsinho, que viu seu parceiro de Renault, Fernando Alonso, vencer as duas últimas etapas, em Cingapura e no Japão.
Mudanças
Enquanto isso, dirigentes da F-1 aproveitarão a penúltima etapa do Mundial para discutir o futuro da categoria. A recém-criada Fota, a Associação de Equipes da F-1, presidida por Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, terá uma série de reuniões em que estudará propostas a serem sugeridas para a FIA.
Entre os assuntos em pauta, medidas para diminuição de custos, mudanças no regulamento técnico e maneiras para manter a competitividade. Uma das sugestões em estudo é a possibilidade do fim do reabastecimento, especialmente após a série de acidentes ocorridos em pit stops na temporada. Para isso, os tanques de combustível teriam de ser maiores para aguentar as corridas. Ou diminuir o tempo das provas.
O formato dos finais de semana de GP também está na agenda. A principal insatisfação é com os treinos de sexta-feira. No Japão, chegou-se a falar na possibilidade de se oferecer um prêmio a quem fizer o melhor tempo às sextas para transformar o dia em algo atrativo.

mockup