São Paulo - A presença da campeã mundial até 72 kg Natália Falavigna (Pinho Bril) é a principal atração do Campeonato Brasileiro Universitário de Taekwondo, marcado para hoje e amanhã na cidade mineira de Itabira. Natália, no entanto, ainda não sabe se precisará subir ao ''dojan'' para conquistar seu quarto título venceu as edições de 2002, 2003 e 2005 e estava na Coréia do Sul em 2004 na época do torneio. ''Só depois da pesagem oficial é que a tabela será montada'', explicou a lutadora de 21 anos.
A possibilidade de vencer por WO é grande. Apenas em 2002 ela precisou suar o ''dobo'' para derrotar uma única concorrente. A falta de adversárias no Brasil é um problema recorrente na carreira de Natália, que neste ano passou a receber apoio maior do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Taekwondo para competir no exterior. Até então, ela praticamente só contava com o patrocínio da Bombril, antes mesmo do inédito título mundial na Espanha em 2005. A vitória sobre a inglesa Sarah Stevenson na decisão em Madrid, aliás, está completando um ano hoje.
Mesmo correndo o risco de regressar sem lutar a Londrina, onde vive e treina sob a orientação do técnico Fernando Madureira, Natália é obrigada a viajar para Itabira porque o Campeonato Brasileiro é seletiva para o Mundial Universitário, programado para o período de 16 a 20 de setembro em Valência, Espanha. ''Tenho pelo menos de comparecer à pesagem. Se não for, não posso ser proclamada campeã'', explicou.
Natália atravessa uma excelente fase. Na atual temporada, foi medalha de prata no Aberto dos Estados Unidos, bronze no Aberto da Holanda e ouro no Aberto da Bélgica, disputado há duas semanas em Herentals. Ela acredita que esse intercâmbio é fundamental na sua preparação para eventos importantes, como o Pan de 2007 no Rio de Janeiro e as Olimpíadas de 2008 na China. ''Esses torneios estão me dando a oportunidade de enfrentar atletas de ponta e checar minhas atuais condições. Acho que estou muito bem e tenho condições de crescer ainda mais, como mostram meus resultados mais recentes.''

mockup