Natália prevê equilíbrio em Londres
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de julho de 2012
Rafael Souza <br> Reportagem Local 
Quatro anos se passaram desde Pequim-2008, quando Natália Falavigna garantiu sua primeira medalha olímpica, um bronze conquistado com muito suor. De lá para cá, a atleta passou por duas lesões graves no joelho direito, ficou fora de competições importantes e viu muitas pessoas levantarem dúvidas sobre o seu futuro no esporte.
Mas, às vésperas dos Jogos de Londres, a taekwondista de 28 anos, que treinou por muito tempo em Londrina, se diz renovada, conta que aprendeu muito com as adversidades e aposta na maturidade para alcançar o tão sonhado ouro olímpico. ''O atleta amadurece muito mais na dor, nos momentos de dificuldades do que nas vitórias. Chego mais madura, passei por muitos momentos de dificuldades, mas estou forte e preparada'', garante Natália, que hoje treina no Fluminense, do Rio de Janeiro.
O joelho direito, que passou por duas cirurgias para reconstrução do ligamento, já está totalmente recuperado. Ele foi alvo de um preparo especial coordenado pela preparadora física de Natália, Lilian Barazeti, para dar mais força e velocidade a uma das principais 'armas' da atleta. ''Evolui bastante tecnicamente e hoje tenho uma diversidade de golpes muito maior, tenho mais recursos. Facilita ter uma carta na manga na hora da luta'', que vai lutar na categoria acima de 73 Kg.
Apesar da confiança, Natália ainda é cautelosa para falar de suas expectativas para o desempenho em Londres. Evita falar abertamente na briga pelo ouro e se concentra apenas nos treinos para ter sucesso. ''Estou treinando muito bem e isso é o que importa depois das lesões que tive'', avalia a lutadora paranaense, que não vê nenhuma grande favorita ao título em sua categoria. ''Acredito numa briga muito equilibrada, já que não existe ninguém que tenha ganho tudo nos últimos anos e chegue como grande favorita'', analisa.
Ao lado de Diogo Silva, o outro representante brasileiro do taekwondo, a paranaense viaja para a Inglaterra alguns dias antes do início dos Jogos, marcado para o dia 27, para realizar uma espécie de aclimatação.


