Natação vislumbra bom desempenho em Pequim
PUBLICAÇÃO
domingo, 16 de março de 2008
Heleni Felippe<br>Agência Estado 
São Paulo - Em Pequim, pela primeira vez, o Brasil vai a uma Olimpíada com chances de bom resultado também no revezamento 4 x 100 m medley, em que cada atleta nada um estilo - costas, peito, borboleta e livre. O País também tem equipes fortes no estilo livre: 4 x 100 m e 4 x 200 m.
No medley, o Brasil conquistou resultados importantes nos Pan-americanos de 1999, quando foi ouro no Canadá, e em 2007, ao ficar com a prata no Rio. ''Dá para pensar numa final olímpica. O Brasil está num dos melhores momentos no estilo, com uma média de tempo boa entre os nadadores dos estilos'', afirma Reinaldo Dias, técnico brasileiro que dirige a seleção do Peru.
A evolução do time - que já tinha estrelas como Kaio Márcio, no borboleta, e César Cielo, no livre - deve-se a melhoria nos outros estilos: Guilherme Guido, no costas, e Henrique Barbosa, no peito.
Se o Brasil tem boas perspectivas com os homens, as mulheres estão distantes da vaga. A chance, que já era pequena, ficou ainda menor depois que Rebeca Gusmão, envolvida em caso de doping, perdeu as medalhas e as marcas do Pan do Rio. ''Em maio, no Maria Lenk, todas vão estar polidas e prontas para tentar o índice'', afirma Flávia Delaroli, que pode ter como companheiras no 4 x 100 m livre Tatiana Lemos, Monique Ferreira e Juliana Cury ou Michele Lenhart.


