Natação (Rogério Romero)
Natação (Rogério Romero)
O troféu
Chico Piscina
Vai acontecer de 16 a 18 deste mês o Campeonato Brasileiro Interfederativo, mais conhecido como Troféu Chico Piscina, na cidade de Mococa-SP. Esta vai ser a 11ª edição deste torneio e o predomínio é dividido entre São Paulo (seis vezes campeão) e Rio de Janeiro (quatro vezes). O Paraná, este ano, será representado por 11 atletas infantis (13 anos) e 13 juvenis (14-15 anos). São os curitibanos Tatiane Patruni, Cassiano Chaiben, Luciana Tavares, Maria Fernanda, Kayuri Nakashima, Felipe Araújo, Guilherme Ferreira, Piero Rodigheri, Renato Pedroso, Kelly de Jesus e Luigi Zillioto, os londrinenses Carolina Gonçalves, Tiago Endo, Fábio Ciquini, Fernando Mello, Ken Sorgi e Alexandre Viscardi, além dos atletas de Foz do Iguaçu (Suzani Paz e Kauana Queiroz), Cascavel (Ariela Moura, Alisson Cesári, Andréia Alvarez e Ana Santana) e de Maringá (Rafael Yamamoto).
Alguns atletas consideram esta competição mais importante que qualquer Campeonato Brasileiro. O nível técnico é o principal motivo que leva diversos atletas a concentrar seu treinamento nesta data. Adicione-se a isso a competitividade, a integração e os prêmios que são distribuídos - temos, então, a mais emocionante disputa entre Estados.
Desde 1995, a competição aceita atletas de outros países. Americanos, paraguaios, argentinos e uruguaios já competiram ano passado. Porém, não são páreos para os nossos atletas, que têm grande prestígio internacional nestas categorias.
Eu já competi algumas vezes nesta piscina, quando a competição não era entre Estados, e sim entre clubes. Com uma arquibancada grande, uma infra-estrutura razoável e uma piscina onde os atletas sentem-se velozes, não há dúvida em afirmar que este ano teremos mais recordes do torneio.
História dos estilos
Apesar dos egípcios terem um hieróglifo para natação, em 2500 A.C., pouco se sabe sobre os exatos estilos que os nadadores usavam antes do século 19. O homem nada o crawl desde 1896. O costas foi adicionado em 1904, e o peito em 1908. O borboleta nasceu de uma brecha das regras do peito, e foi o último a ser incorporado, em 1952.
Curtas
- Gustavo Borges resolve adiantar a data do seu casamento. Será dia 27 de novembro, logo após o término da etapa carioca da Copa do Mundo, e provavelmente a festa será em São Paulo.
- Fernando Scherer completou 24 anos no último dia 6 e deu um presente para ele mesmo: o número 1 do ranking mundial da FINA nos 50 e 100 metros livre, com o excepcional resultado obtido nos Jogos da Amizade, em julho deste ano. Para quem não sabe, Xuxa é de Florianópolis-SC e, antes de nadar (começou a treinar com 14 anos), já foi surfista e tenista!
- Segundo o presidente da Federação Internacional de Medicina Esportiva, Eduardo De Rose, a possibilidade de um exame anti-doping usando sangue na próxima Olimpíada aumentou. De acordo com uma pesquisa feita em Atlanta, três fatores são favoráveis para este tipo de teste contra o atual (usando a urina do atleta): é mais rápido, mais cômodo e mais fácil de fazer a identificação. Porém, há razões religiosas, éticas e culturais contra este tipo de teste.
Rogério Aoki Romero é nadador do Minas Tênis e 12 vezes medalha de ouro no Troféu Brasil de natação. Ele escreve sempre às quintas-feiras na Folha





