Natação deve atrair 300 atletas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 19 de novembro de 2003
Thiago Mossini<br>Reportagem Local 
A Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL) recebe no domingo o IV Festival de Natação Rogério Romero, que reúne alunos de 6 a 17 anos das escolas da cidade. O evento, que é promovido e leva o nome do nadador londrinense medalha de ouro nos 200 metros costas nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo e que disputará sua quinta Olimpíada, em Atenas, no ano que vem, é realizado em diversas cidades do Paraná e tem como propósito alavancar a natação estadual.
''A importância do festival vem da necessidade de continuar atraindo novos talentos para as piscinas paranaenses, para formar um grupo de base de onde sairá a nossa nova geração de campeões, tirando a juventude de caminhos menos virtuosos, sem drogas e bebidas'', afirmou Rogério.
No início do mês, já foi realizada uma etapa em Curitiba, reunindo 330 alunos da capital e região. Na primeira edição do Festival, em 2000, em Londrina, foram inscritas 575 crianças de 35 escolas. No ano seguinte, participaram 1.008 alunos nas etapas de Londrina, Foz do Iguaçu e Curitiba. Em 2002, foram apenas 217 em Londrina. Já este ano, esse número deve cair ainda mais. A expectativa da organização do evento era de contar com cerca de 300 atletas, mas esse número não deve ser atingido. As inscrições se encerram hoje e poucas escolas inscreveram seus alunos.
Segundo Julian Romero, irmão de Rogério e um dos coordenadores do evento, o valor cobrado pela inscrição - R$ 10 - foi colocado como principal empecilho por donos de escolas para a baixa participação dos alunos. ''Pelo preço da inscrição, o aluno pode nadar duas provas, ganha uma medalha de ouro, um diploma autografado por prova, um pôster e uma touca. Por isso, o valor não é alto'', justificou.
Quem quiser informações sobre as inscrições pode ligar para o telefone (43) 3327-1219.


