São Paulo - ''Nasci para ser piloto. E um dos meus maiores sonhos é vencer em Interlagos''. A frase de Rubens Barrichello durante uma entrevista coletiva, ontem, resume o bom momento do vice-campeão mundial. É com essa confiança que o brasileiro vai correr domingo pela vitória inédita no GP Brasil de Fórmula 1 os treinos começam amanhã.
Depois de 11 anos disputando a maior categoria do automobilismo mundial, Rubinho acha que nunca esteve com uma ''energia tão positiva'' e tão bem preparado para vencer em Interlagos. ''O momento chave em minha carreira foi aquele em que me tornei mais frio no dia-a-dia. Não tenho vergonha de chorar no pódio, que é um momento de emoção pura. Mas em outros não me deixo influenciar pelas pressões externas'', revelou o piloto brasileiro. ''Percebi que deixar as emoções de lado me faz um piloto melhor.''
Aos 32 anos, Rubinho garante: ''Hoje me sinto mais preparado e a energia positiva é canalizada para eu acertar meu carro e mandar ver. Acima de tudo, meu ganho foi em relação a mim mesmo. É o aspecto mental que me faz ser mais rápido e eficiente.''
Acostumado a vencer em casa, Michael Schumacher disse não ter nenhum conselho para dar ao companheiro de equipe para controlar a ansiedade: ''Acho que o Rubens tem bastante experiência para que ninguém diga nada a ele. Sei que é um de seus sonhos vencer em casa. Ele chegou muito perto no ano passado e tem tudo para conseguir desta vez.''
O alemão teve paciência para responder se achava que a Fórmula 1 está chata porque só ele ganha. ''Quem diz isso com certeza não são os verdadeiros torcedores de Fórmula 1. É uma pena que algumas pessoas não considerem alguns pilotos bons, como eu os considero. Quando perco, parece que não sou tão bom. E quando ganho, os outros é que não são tão bons para ganharem de mim'', disse Schumacher.
Sobre os defeitos do autódromo de Interlagos, os dois pilotos da Ferrari concordam que o pior está fora da pista: os banheiros. Mas Rubinho também falou das ondulações.
''Desde 1993, corro em Interlagos e convivo com o problema de ondulação na pista. Tem alguns trechos críticos, como o Laranjinha. O (Felipe) Massa passou lá de bicicleta e já sentiu. Imagina com um carro de Fórmula 1...'', contou Rubinho.

mockup