Narciso será operado em 20 dias em Curitiba
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de março de 2000
Por Cida Oliveira
Santos, 31 (AE) - O volante Narciso vai fazer transplante de medula, no Hospital das Clínicas de Curitiba, dentro de 20 dias. O atleta sofre de leucemia mielóide, há pouco mais de três meses, e será operado pelo médico Ricardo Paschinni. A irmã, Nilda dos Santos, de 29 anos, foi a escolhida para ser a doadora, pela juventude. É que Narciso tem outra irmã
Normélia, de 45 anos, que também é compatível. Os demais irmãos também passaram por exames, mas os resultados foram negativos.
Durante entrevista coletiva realizada hoje, na sala do Conselho Deliberativo do Santos, o jogador mostrou-se tranquilo e confiante quanto ao resultado da cirurgia e tem a expectativa de voltar ao gramado, profissionalmente, dentro de oito meses a um ano. De acordo com o presidente do clube, Marcelo Teixeira, as perspectivas de recuperação de Narciso são otimistas. "Os médicos do hospital onde será operado deixaram claro que há 70% de chance de Narciso voltar a jogar futebol, mas o mais importante é que ele se recupere como pessoa".
De início, a operação seria feita em Seattle, nos Estados Unidos, mas Narciso optou por realizá-la no Paraná, "porque lá me sentí como se estivesse em casa, além do mais vou estar mais próximo de minha família, enquanto lá, além da distância haveria dificuldades com a língua". Narciso garante que no Brasil vai ter mais carinho e com isso acredita que a recuperação será mais rápida.
De acordo com o médico do Santos, Evandro Trócoli, Narciso, ao chegar ao hospital, deverá receber tratamento de quimioterapia de 5 a 7 dias, posteriormente, será realizada a cirurgia, sendo que o período mais crítico será nos 20 dias subsequentes, conhecido como "tempo de pega", quando o atleta estará com a imunidade baixa. Narciso deverá permanecer ainda por quatro ou cinco meses em Curitiba e posteriormente virá para Santos, onde concluirá o tratamento. "Dentro de oito meses ele poderá voltar aos treinos e em ano voltar a ser atleta profissional", acredita o médico.
Durante a coletiva, Luiz Alberto Araújo, procurador de Narciso, anunciou que o Santos prorrogou o contrato do jogador por um ano e vai arcar com todas as despesas da cirurgia, inclusive alugando um imóvel em Curitiba para abrigar os familiares do atleta.
Narciso afirma que o transplante de medula é uma cirurgia simples, mas de alto risco, e com a tranquilidade de ter o contrato renovado para garantir a família, poderá se recuperar mais rapidamente. "Eu procuro me agarrar na expectativa de poder voltar a jogar, mas agora tenho que acreditar que vou sair da mesa de operação curado. Voltar a jogar será um prêmio", concluiu.