Rio - Depois de quase uma década no melhor basquete do mundo (NBA), Leandrinho está de volta ao Brasil. Mas não definitivamente. Enquanto a greve dos jogadores da liga norte-americana não se resolve, o ala/armador do Toronto Raptors escolheu o Flamengo para ser seu time temporário. Nesta entrevista, ele projeta a conquista de títulos pelo clube carioca, mas não faz planos para seu retorno definitivo ao País.
Recuperando-se de lesão no punho direito, que o tirou do Pré-Olímpico de Mar Del Plata, Leandrinho conta que precisou tomar a decisão de não defender a seleção brasileira nesta competição para salvar sua carreira. ''Para não ter de passar por uma cirurgia, eu tive de repousar. Não foi porque eu não quis ir para a seleção. Foi uma decisão que iria afetar minha carreira'', contou o jogador de 28 anos.
Vai ser um choque de realidade para você. Entre a NBA, uma liga milionária, e o Brasil, com o NBB ainda em evolução e um Estadual do Rio esvaziado (apenas quatro clubes na disputa, Flamengo, Macaé, Tijuca e Nova Iguaçu).
Eu não ligo muito para isso não. Eu sou brasileiro e sei muito bem como é o nível aqui no Brasil. Também sou um cara muito humilde. Para mim, não tem esse negócio de lá ser mais bonito. Não ligo para isso de estrutura. A bola é a mesma, o aro é o mesmo, a quadra é a mesma.
O que foi definitivo para você retornar para o Brasil?
Em primeiro lugar foi a greve, né? A coisa está pegando fogo e está muito difícil de (os donos das equipes e os jogadores) chegarem a um acordo. Para eu não ficar esse tempo todo parado eu resolvi negociar com alguns clubes, no caso o Flamengo. É um prazer estar aqui no Brasil, perto da minha família e jogando no Flamengo e disputar de novo a liga brasileira.
Pensa em uma estada prolongada no Flamengo?
Para eu ficar mais tempo no Flamengo vai depender do que acontecer do outro lado (na greve da NBA). Não vou fechar as portas para o Brasil. Mas já tenho proposta para estender meu contrato com o Toronto e de outros times. Eu não sei o que vai acontecer. Não estou pensando nisso agora. Estou pensando no agora, aqui no Flamengo. Muita gente fala comigo que jogar no Flamengo é uma coisa maravilhosa, que a pressão é forte. Eu adoro pressão, então, para mim, não tem problema nenhum.
Como volta o Leandrinho ao Brasil depois de 10 anos?
Volto da mesma forma. Não mudei nada. Só mudei de país. Minha cultura é a brasileira. Gosto muito daqui. Tive uma ótima oportunidade de jogar na NBA e graças a Deus tudo deu certo para mim. Tenho vínculo por lá, mas, por enquanto, vou pensar só aqui.
O que realmente motivou seu pedido de dispensa da seleção?
O que aconteceu é que tenho um problema sério no meu braço e, para não ter de passar por uma cirurgia, eu tive de repousar. Não foi que eu não quis ir para a seleção. Foi uma decisão que iria afetar minha carreira. Ou fazia a cirurgia e colocava um pino (no punho direito) ou repousava. Foi uma questão para salvar o futuro da minha carreira. Depois desse campeonato (Pré-Olímpico), vou poder competir. Independentemente do que aconteceu, eu estou disposto para o que der e vier. Se eles me convocarem, eu tô dentro.
Algumas pessoas tem a opinião de que os brasileiros que disputam a NBA não tem mais paixão por defender a seleção brasileira. Isso é verdade?
Nunca existiu isso. A gente conversa sobre seleção por lá. Isso nunca vai passar na cabeça de nenhum jogador que é brasileiro. Não tem nem como passar.

mockup