O 16º Campeonato Nacional Masculino de Basquete começou ontem com a apertada vitória do Universo/Ajax (GO) sobre a Liga Macaense (RJ), por 82 a 81, jogando em Goiânia. O cestinha da partida foi Gustavo, da equipe carioca, com 29 pontos. Já pelos goianos, os maiores pontuadores foram Diego e Juliano, que somaram 21 pontos cada.
O Universo começou melhor, chegando a abrir uma boa vantagem. No entanto, a equipe abusou dos erros e permitiu uma reação da Liga, que equilibrou a partida. No final, o jogo ficou empatado em 81 a 81 mas, no último minuto, Cazé cometeu uma falta em Diego, do Universo/Ajax. Ele errou o primeiro, mas converteu o segundo arremesso, dando a vitória para a equipe goiana.
Em Brasília, o Universo/BRB (DF) venceu a Ulbra/Torres (RS) por 96 a 95 na prorrogação (83 a 83 no tempo normal). O cestinha da partida foi Kenya, que converteu 28 pontos para os brasilienses.
No Rio Janeiro, a Telemar (RJ) ganhou do Paulistano/Dix Amico (SP) por 91 a 81. Os cestinhas foram Marcelinho, da Telemar, e Leandro Salgueiro, do Paulistano, com 27 e 26 pontos, respectivamente.
O atual campeão brasileiro, Uniti/Uberlândia, não decepcionou sua torcida vencendo a partida contra o São José dos Pinhas/Keltek por 99 a 89. O cestinhas foi Mãozão, do Uberlândia, que marcou 32 pontos.
Ainda ontem, o Franca Basquete perdeu em casa para o Pitágoras/Minas, por 80 a 70. A partida entre Joinville/FME e Corinthians/UMC terminou após o fechamento dessa edição. (Das Agências)