Palmeiras e Botafogo vão se enfrentar na próxima terça-feira (26) no jogo que pode ser considerado a final antecipada do Campeonato Brasileiro. Antes, no entanto, do duelo que pode selar o campeão, os rivais entram em campo neste sábado (23) sem chance de errar e com a obrigação de vencerem para se manterem na ponta do Nacional.

Os dois primeiros colocados da competição encaram rivais da parte de baixo da tabela nesta 34ª rodada e, por isso, um tropeço pode ser fatal diante de tanto equilíbrio e da diferença de apenas dois pontos entre eles: 69 a 67 a favor do time carioca.

Palmeiras e Botafogo jogam às 19h30. O Alvinegro recebe o Vitória, 12º colocado, com 41 pontos, no Nilton Santos, enquanto o Verdão encara o lanterna Atlético (GO), no Antônio Accioly, em Goiânia.

O Alviverde conseguiu diminuir a vantagem botafoguense na última rodada de quatro para dois pontos, graças à vitória de virada por 2 a 1 sobre o Bahia, em Salvador, já nos acréscimos, e ao empate do Botafogo por 0 a 0 com o Atlético, em Belo Horizonte.

O técnico Abel Ferreira terá a volta de três jogadores que estavam suspensos: o lateral Mayke, o volante Richard Ríos e o atacante Estevão. A dúvida fica por conta do zagueiro Murilo, que saiu com dores na coxa na última partida. A tendência é que a zaga seja formada por Gustavo Gómez e Vitor Reis.

O Verdão deve ir a campo com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Raphael Veiga e Mauricio; Dudu (Felipe Anderson), Estêvão e Rony (Flaco López).

Vivendo um momento de instabilidade no Brasileiro - três empates e duas vitórias nas últimas cinco rodadas -, o Botafogo entra na semana que vai definir a sua temporada. Além da final antecipada contra o Palmeiras, o Alvinegro terá a decisão da Libertadores no próximo sábado (30) diante do Atlético Mineiro, em Buenos Aires.

Para o jogo contra o Vitória, o técnico Artur Jorge não poderá contar com o zagueiro Alexander Barboza e o atacante Luiz Henrique, expulsos na última rodada contra o próprio Atlético Mineiro no empate de 0 a 0, em BH.

Timão

Embalado com cinco vitórias, o Corinthians tenta manter o bom momento para se aproximar da zona de classificação para a Libertadores. O Timão recebe o Vasco, no domingo (24), às 16h, na Neo Química Arena.

Em nono lugar, com 44 pontos, o Alvinegro deixou o risco de rebaixamento para trás e olha para a parte de cima da tabela. O Corinthians está a três pontos do Cruzeiro, sétimo colocado e último a garantir uma vaga na próxima Libertadores.

O técnico Ramón Díaz não terá o atacante Memphis Depay, suspenso, e Yuri Alberto é dúvida. Por outro lado, o treinador terá os retornos de Félix Torres, José Martinez e Romero, que estavam servindo as suas seleções no meio de semana.

O Vasco, que perdeu na quinta-feira para o Internacional por 1 a 0, em São Januário, é o 10º colocado, com 43 pontos.

Tricolor

O São Paulo tenta se manter vivo na briga pelo G4 do Brasileiro e precisa vencer o Atlético (MG), neste sábado, às 21h30, no Morumbis.

Na última rodada, o Tricolor ficou apenas no empate com o Red Bull Bragantino e viu a diferença para Flamengo e Internacional subir para quatro pontos. O São Paulo está em sexto lugar, com 58 pontos, e hoje estaria classificado apenas para a pré-Libertadores.

O técnico Luis Zubeldía terá a volta de três jogadores para esta partida: o zagueiro Arboleda, o volante Bobadilla e o meia Wellington Rato.

Também jogam neste domingo, às 16h, Bahia x Athletico e Bragantino x Inter.