Faltando cinco rodadas para terminar, a Série B promete muita emoção nesta reta final tanto na briga pelo acesso quanto na luta contra o descenso. Em uma das edições mais equilibradas dos últimos anos, ao menos 17 equipes ainda buscam objetivos dentro da competição.

Na parte de cima, na disputa por uma vaga na Série A em 2024 o Vitória está quase lá. Com 64 pontos, o time baiano lidera a Série B com cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Sport. O Leão da Barra é o time que mais ganhou - soma 20 vitórias - e, de acordo com o site Infobola, tem 99% de chances de acesso. O percentual é o mesmo apontado pela Universidade Federal de Minas Gerais. De acordo com os dois institutos, 64 pontos é a pontuação mínima para subir à primeira divisão.

Leia mais sobre o LEC

Londrina evolui com Fonseca, mas pode cair na próxima rodada

O atual G4 tem ainda outros dois rubro-negros, Sport e Atlético Goianiense, com 59 pontos cada, e o Juventude, 56. O percentual de possibilidade de acesso para estas equipes é de 77%, 80% e 47%, respectivamente.

Matematicamente, outras seis equipes ainda aspiram a uma vaga no G4. Começando pelo Guarani, quinto colocado, com 55 pontos, passando por Criciúma, com 54, Novorizontino e Mirassol, com 53, Vila Nova, 51, e CRB, 49. O time alagoano, adversário do Londrina no domingo (29), no estádio do Café, perdeu o confronto direto com o Criciúma jogando em casa, na última rodada, e ficou mais longe da briga pelo acesso, mas ainda mantém chances de subir.

Rebaixamento

Na parte de baixo da classificação, a disputa também está acirrada. O lanterna ABC, com 20 pontos, já está rebaixado. Mesmo que vença os últimos cinco jogos, chegaria a 35, pontuação insuficiente para escapar. O Londrina, com 26, só escapa por um milagre. Teria que somar os 15 pontos ainda em disputa e depender de outros resultados. As projeções matemáticas apontam que o LEC tem 99% de chance de cair. Os últimos cinco jogos do Tubarão serão contra CRB (C), Guarani (C), Vila Nova (F), Novorizontino (C) e Botafogo (F).

Também integrantes atuais da zona do rebaixamento, o Tombense, com 31 pontos, tem 78% de possibilidade de queda, enquanto a Chapecoense, com 33, tem 53% de chance de cair. Ainda lutam contra o descenso para a Série C o Avaí, com 38, o Sampaio Corrêa, 36, Ituano, 35, e Ponte Preta, com 34. Ponte e Ituano se enfrentariam ontem à noite em Campinas no encerramento da 33ª rodada. O jogo terminou após o fechamento desta edição.

Enquanto a Série B 2023 define quem sobe e quem desce, a competição já conhece os seus quatro novos integrantes para a próxima temporada. Com o fim da Série C, subiram para a segunda divisão em 2024 o Amazonas, campeão da terceirona, o Brusque, o Operário e o Paysandu.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068