A Taça Fundação de Esportes de Londrina - Chave Rural movimenta os distritos rurais de Londrina e começa neste domingo (19) a definir os finalistas. A competição, organizada pela Liga de Futebol de Londrina (LFL), mantém a tradição do futebol amador na área rural do município e garante diversão para os moradores destes locais.

Taça FEL tem movimentado as equipes da zona rural de Londrina
Taça FEL tem movimentado as equipes da zona rural de Londrina | Foto: Diego Prazeres

Com oito participantes, a Chave Rural vai conhecer o primeiro finalista neste domingo no confronto entre Paiquerê e Warta, que se enfrentam no aspirante e titular, no campo do distrito de Paiquerê. A outra semifinal será no próximo domingo (26) entre Limoeiro e São Luiz (titular) e Maravilha e Irerê (aspirante). A decisão está programada para o dia 10 de dezembro, aniversário de Londrina.

"A competição tem um excelente nível técnico e temos prezado cada vez mais pela disciplina dentro e fora de campo. E felizmente não temos tido problemas de violência nas nossas competições", frisou o presidente da LFL, Valdir Custódio.

O presidente ressalta também a presença maciça dos torcedores nos jogos realizados nos distritos rurais da cidade. "Antigamente, a Liga fazia a final do Rural em Londrina, no VGD, Santa Terezinha. Nos últimos anos, mudamos e fazemos a decisão nos próprios distritos, até para valorizar as equipes e os moradores. Uma final dessa leva entre três e quatro mil pessoas para o campo", apontou. "Em Londrina tinha a questão da segurança, mas não tinha o mesmo brilho e torcida que temos hoje".

Imagem ilustrativa da imagem Na reta final, Chave Rural movimenta distritos de Londrina
| Foto: Diego Prazeres

O técnico Juninho do Paiquerê também destacou a presença da torcida nos jogos da equipe como um diferencial na competição. "A comuinidade de Paiquerê é apaixonada pelo futebol amador e o distrito é um dos que mais leva gente para os campos. O distrito fica em euforia e não só Paiquerê, mas todos os outros esperam por esta competição", comentou o treinador.

Sobre o confronto da semifinal com a Warta, Juninho acredita em um duelo muito equilibrado. "A equipe da Warta é muito competitiva e forte, se reforçou para esta fase, assim como nós e tenho certeza que será um grande jogo e quem tiver a oportunidade de acompanhar não vai se arrepender".

Urbana

A Taça Fundação de Esportes de Londrina teve disputa também na Chave Urbana. A competição contou com 28 equipes e terminou com o título para o Boleiros do Café, do jardim Cafezal, zona sul. O vice-campeão foi o Atlético Manain, da zona norte.

A Liga de Futebol de Londrina conseguiu através do Feipe (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos) recursos de R$ 219 mil para a realização das competições em 2023. Além da Chave Urbana e Rural, a entidade promoveu torneios nas categorias menores - do sub-7 ao sub-17 - e a Copa Máster. "Sem o recurso público hoje, o futebol amador já teria acabado", apontou Custódio.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068