Grande atuação de Rafael Gava manteve LEC com esperança de subir à Série A
Grande atuação de Rafael Gava manteve LEC com esperança de subir à Série A | Foto: Ricardo Chicarelli/25-10-2016



Após o fechamento da 36ª rodada da série B, o Londrina diminuiu a diferença para o G4 para três pontos e manteve as chances de brigar pelo acesso faltando duas rodadas para o término da competição. A vitória diante do Sampaio Corrêa (ver box) levou o time aos 57 pontos, o que deixa o alviceleste vivo na briga pelo sonho da Série A.

A situação ainda segue difícil e o time não depende dos seus próprios resultados, mas como tem um choque direto com o Avaí na próxima rodada, a palavra de ordem no clube é acreditar. Na sexta posição, o LEC precisa ganhar os seus dois últimos jogos – sábado diante dos catarinenses, às 16h30, no estádio do Café, e na última rodada, dia 26, contra o Bragantino, em Bragança Paulista – e torcer por tropeços dos seus principais rivais.

Mesmo tendo diminuído a vantagem de cinco para três pontos do quarto colocado, a rodada só não foi melhor para o Tubarão porque os principais adversários na luta pelo acesso também somaram pontos. Vasco, vice-líder, e Avaí, terceiro, venceram e chegaram aos 62 pontos se aproximando muito da primeira divisão. Como somam três vitórias a mais que o Londrina, se conseguirem um único ponto nas duas últimas rodadas não poderão mais ser alcançados pelo alviceleste, mesmo que o LEC consiga 100% de aproveitamento neste final.

O resultado mais lamentado pelos londrinenses foi o empate nos acréscimos do Bahia. O Tricolor perdia até os 48 minutos do segundo tempo para o Luverdense, mas conseguiu um heroico 2 a 2, jogando no Mato Grosso. O Bahia chegou aos 60 pontos, em quarto lugar, e se ganhar um dos dois últimos jogos também termina a frente do LEC.

O único concorrente ao acesso que perdeu foi o Náutico (3 a 0 para o Avaí, em Florianópolis). Mesmo assim, o time pernambucano segue no páreo. Tem os mesmos 57 pontos que o Londrina, mas leva vantagem no número de vitórias (17 a 15) e por isso é o quinto colocado. Já o Atlético-GO sagrou-se campeão ao derrotar o Tupi por 5 a 3 no sábado em Goiânia.

REFORÇOS
O Londrina terá o retorno de pelo menos dois titulares para o jogo decisivo contra o Avaí, no sábado. O lateral-direito Lucas Ramon e o zagueiro Everton Sena, que cumpriram suspensão automática em São Luís, voltam nos lugares de Igor Bosel e Donato, respectivamente.

O técnico Claudio Tencati aguarda um posicionamento do departamento médico sobre a condição de outros cinco jogadores para o próximo confronto. O zagueiro Marcondes, os meias Fillipe Soutto e Rondinelly e o atacante Jô se recuperam de lesões musculares e podem voltar a treinar durante a semana. Já o centroavante Keirrison, que com uma virose desfalcou o time nas duas últimas rodadas, deve ser liberado para enfrentar o Avaí.

A delegação alviceleste retornaria apenas na madrugada de hoje a Londrina de São Luís e, a partir de amanhã, o time começa a preparação para o jogo de sábado.

mockup