Na Grande Área - Armando Nogueira
Ricardo Teixeira deve estar de olho na crise do Senado. Se a barra pesar, de fato, contra os figurões da República, coisa de que duvido, certamente, sobrará pra ele também. Há quem cogite de renúncia, no caso injurioso de Antônio Carlos Magalhães e Roberto Arruda. Tenho todas as descrenças do mundo. O Brasil dos políticos é insensível. Da mesma forma, não vejo a mais remota chance de um cartola renunciar ao poder no futebol.
Zico ou Sócrates, um dos dois pode até sair candidato de oposição, mas há de ser tão somente um gesto simbólico de condenação aos desmandos dos velhacos do futebol.
Mas, vamos admitir que Teixeira, num rasgo de desprendimento, decida abrir mão do pudim. Aí, meus amigos, desconfio que a CBF pode acabar na mão de um empresário. Afinal, quem manda mesmo no futebol brasileiro, hoje, é a classe dos intermediários. Haverá alguém mais influente no cartolismo do que um Reinaldo Pitta? O moço é senhor absoluto da sorte de 150 jogadores aos quais aconselha e orienta por contrato. Sem contar o peso de sua influência política. Agora mesmo, Pitta revelou à CPI que emprestou dinheiro grosso ao cartola Eurico Miranda. Todo mundo sabe que os empresários bancam, com adiantamentos vultosos, alguns clubes metidos a sebo.
Quando a direita brasileira tramava o golpe militar de 64, quem articulava todos os passos dos conspiradores brasileiros era um diplomata chamado Lincoln Gordon, então, Embaixador dos Estados Unidos, em Brasília. Era dele que vinha a última palavra sobre qualquer decisão do movimento que deporia o presidente Jango Goulart.
E como os conspiradores não estavam se entendendo sobre quem, com a queda de Jango, deveria ocupar a Presidência da República, Otto Lara Resende, que abominava a manobra golpista, ironizou os revolucionários lançando a candidatura do Embaixador dos Estados Unidos, com o seguinte slogan: Basta de intermediários! Para Presidente do Brasil, Lincoln Gordon!
É o caso de copiar meu saudoso amigo Otto: Chega de intermediários no futebol! Para Presidente da CBF, Reinaldo Pitta!
BOTAFOGO DA MIRONGA





