NA GERAL
Passaram a mão na bunda do Cruzeiro
Depois de uma semana de licença para descansar os poucos neurônios que insistem em passear pela minha cabeça, volto a escrever a coluna, para alegria de uns e tristeza, espero de que ninguém.
Nos anos da repressão, no período do regime militar (não é da minha época pois sou do Menudo para cá) dizia aquela frase pintada no muro lá na Vila Recreio, em Londrina, que ''liberdade mesmo é passar a mão na bunda do guarda''.
Com tudo proibido, censura e tudo o mais, expressar o pensamento livremente era um risco que poderia trazer sérias consequências. Portanto, a frase era emblemática.
Hoje em dia há liberdade de expressão, até deixam que eu escreva aqui no jornal, e passar a mão na bunda do guarda nem é tão difícil assim.
No fim de semana, porém, a mão boba foi vista no Campeonato Brasileiro, relembrando os velhos tempos. O time do Juventude foi ao Mineirão enfrentar o poderoso Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo. Diante de milhares de torcedores, não perdeu a pose e usou seu direito de liberdade de expressão e de jogar de igual para igual contra uma equipe muito superior a sua. Situação que só o futebol proporciona.
Sem qualquer constrangimento venceu por 2 a 1 o melhor time do Brasileirão. Ainda por cima fez picadinho da invencibilidade da equipe no Mineirão que durava um ano. Pode-se dizer sem medo de errar que o Juventude passou a mão na bunda do Cruzeiro.
Tudo bem que os três pontos não mudam a situação do Juventude na competição. Porém, o ''ops'' ouvido dos cruzeirenses, ao sentirem a mão-boba gaúcha fez a alegria das torcidas adversárias em todo o Brasil.
- Se os dirigentes que empurram o Londrina são chamados de abnegados, por terem pouca ajuda e a todo momento serem convidados a colocarem a mão no bolso, o que dizer dos comandantes da Portuguesa Londrinense? Independente do resultado colhido em campo, e quase sempre é ruim, só o fato do time subir o túnel do vestiário é uma vitória. Quando imaginam que ela vai parar, a Lusinha ressurge para mais uma competição, para mais um ano de sofrimento.
- O Londrina, pela milionésima vez, procura uma parceria. O time tem calendário para 2004. Vai jogar a Copa do Brasil, o Campeonato Paranaense, o Brasileiro da Série B, Libertadores (ops!). Entre os possíveis parceiros falam-se em russos, paulistas, alemães. Todo ano um sonho. Todo ano uma decepção.
- Amanhã o Atlético Paranaense, que perdeu mando de jogo porque a torcida jogou objetos no campo da Arena da Baixada, numa partida contra o Cruzeiro, vai jogar em Londrina contra o Vitória. O Rubro-Negro está fazendo campanha para levar a torcida londrinense para o Estádio do Café. O time está oferecendo brindes e até ônibus especial para transportar a garotada está sendo colocado à disposição. Você sabia que quando o Londrina joga no Café não há nenhum esquema de ônibus para levar o torcedor ao estádio? Pois é, cada um cada um, cada qual cada qual.





