O insistente Oscar

Jogo de basquete em Londrina com a presença do cestinha Oscar é sempre uma festa, em todos os sentidos. Há emoção de sobra, o time de casa se empenha ao máximo, o Moringão fica lotado, o pipoqueiro ganha um extra, os guardadores de carro (cadê a polícia?) também faturam o seu, o meu, o dele e não cuidam de nada para desespero de todos que têm um veículo estacionado por perto do ginásio. Sempre há alguém que ou teve um toca-CD furtado ou conhece alguém que teve.
Para uma boa parte dos torcedores londrinenses Oscar encarna uma espécie de juiz de futebol. É verdade, os dois têm muitas semelhanças. Três delas se destacam mais que as outras. Tanto o Oscar quanto o juiz apitam o jogo e sempre acham que têm razão, não aceitando argumentações em contrário. Também têm em comum o fato de irritarem a torcida da casa. E isso leva a terceira semelhança: ambos são insistentemente xingados pela torcida.
E aí? Vai ver o Londrina Basquete jogar?
Vai jogar? Sabe que eu nem sabia! Eu estava organizando uma turma para ir xingar o Oscar. Ver o basquete é só um detalhe...
Ninguém duvida que Oscar foi o melhor jogador que o basquete brasileiro já teve. Foi. Hoje não é mais. O tempo é inexorável. Com 45 anos ele nem de longe acompanha seus companheiros de time, quanto mais os adversários. Para manter uma permormance decente, o time precisa jogar para ele, em função dele.
Oscar faria um bem para si próprio e para o esporte se encerrasse a carreira. Quanto mais insiste em continuar mais desgastada fica sua imagem.
Poderíamos até lançar a campanha: Pare Oscar, não entre em quadra, entre para a história.
- O Londrina começa a jogar sua sorte neste domingo contra o Prudentópolis em busca da vaga para a Copa do Brasil. A vaga é valiosa. Através dela dá para chegar à Copa Libertadores. É óbvio que não é fácil, mas é sempre bom lembrar que o Criciúma, um time mediano, já faturou a Copa do Brasil, além disso tudo é possível nesse esporte.
- Está certo que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, como já dizia o filósofo das frases inúteis. Mas se Corinthians e São Paulo repetirem o que vem jogando, na primeira partida da decisão do Paulistão, o jogo promete um espetáculo para os torcedores de futebol. O São Paulo sapecou seis gols contra o São Raimundo pela Copa do Brasil na quarta-feira enquanto o Corinthians, no dia anterior, havia triturado o The Strongest por 4 a 1. Se tudo correr bem, chuva de gols para esfolar garganta de narrador esportivo.
- O destino mais uma vez cruzou os caminhos de Marcelo Caldareli e do Londrina Esporte Clube. Ex-presidente do Tubarão seria o dono dos direitos federativos do meia Marcian. O jogador, segundo o diretor de futebol da Portuguesa Londrinense, Amarildo Vieira, tem contrato com a Lusa e ele só será liberado com autorização de Caldareli.
Cláudio Osti - [email protected]

mockup