Na final, Tite deve apostar na velocidade
PUBLICAÇÃO
domingo, 16 de dezembro de 2012
Vítor Marques<br>Agência Estado 
Yokohama, Japão - Tite quer um Corinthians mais veloz contra o Chelsea. O técnico pretende segurar a saída de bola do time inglês. Ele trabalha com boas chances de tirar Douglas do time e vê Romarinho e Jorge Henrique como as melhores opções para o lugar do meia. Mas a maneira de jogar com cada um deles é diferente, embora o esquema tático seja o mesmo.
Se escalar Romarinho, um dos mais jovens do grupo, o time ganha velocidade e técnica, mas perde na marcação. Jorge Henrique tem na marcação seu principal trunfo. Além de ser veloz, fecha o meio. Poderia auxiliar mais Alessandro na cobertura.
Um deles formaria o trio de atacantes com Emerson, pela esquerda, e Paolo Guerrero, centralizado. O que é certo: quem entrar no time vai atuar pelo lado direito do ataque. Jorge Henrique pode até ser uma melhor opção para Emerson. Como Jorge Henrique marca mais, Emerson teria liberdade para flutuar pelo ataque na órbita de Guerrero, o atacante mais fixo.
O peruano falou sobre a possível mudança que Tite pretende fazer no time. "Perco um camisa dez que me dá passes, mas ganho com um jogador ao meu lado que puxa contra-ataque. Também gosto de jogar dessa forma".
Com o time mais veloz, Tite acredita que "segura" os laterais do Chelsea, dificultando a saída de bola e o trabalho da linha de três jogadores do time inglês que lhe causa preocupação. "O Mata é um jogador de articulação, o Hazard é do lance pessoal e o Oscar nos já conhecemos. É uma linha de três muito qualificada e que merece nossa atenção", disse o treinador.
Caso se confirme a mudança de Tite, os dois times ficam com esquemas táticos iguais, o 4-2-3-1, com um pivô (Guerrero e Torres).


