Murilo Fischer fatura Volta do Litoral
PUBLICAÇÃO
domingo, 14 de maio de 2000
Marcos Freitas De Curitiba
O ciclista catarinense Murilo Fischer, da Caloi/Vega/Londrina, 20 anos, foi o grande vencedor da 6ª Volta Ciclística do Litoral. Com o resultado, Murilo Fischer ocupa a primeira colocação no ranking nacional que apontará qual o brasileiro que irá disputar as Olimpíadas, na Austrália. Por equipes, o título ficou com a Caloi/Vega/Londrina, seguida pela Memorial/Santos e Blumenau-SC.
A Volta do Litoral começou na quinta-feira com o percurso entre Curitiba e Antonina. A primeira etapa foi vencida pelo curitibano Fabio Veloso, da Memorial/Santos. Na segunda etapa, de Antonina a Matinhos, o ganhador foi Murilo Fischer, que também levou a prova contra-relógio (terceira). Na quarta etapa, realizada no sábado, com o percurso feito entre Matinhos e Paranaguá, o primeiro colocado foi Valcemar Justino da Silva, de Blumenau. A última etapa, disputada ontem entre Paranaguá e Curitiba, teve como ganhador Murilo Fischer. O catarinense de Brusque conquistou ainda os títulos de campeão de regularidade, campeão de montanha e o de campeão geral por pontos.
O presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, Marco Antônio Gonçalves, ao final da disputa comemorou o sucesso da realização do evento. Segundo ele, as provas tiveram um pouco de tudo. Fez, sol, choveu, passamos frio e ainda aconteceram muitas quedas, disse. Mas no final tudo saiu como prevíamos e os vencedores fizeram por merecer os resultados, disse.
Mas feliz mesmo estava o técnico da equipe Caloi/Vega/Londrina. José Luís Vasconcelos além de poder comemorar o título da Volta Ciclística do Litoral, ele conseguiu ter mais um atleta de sua equipe, o mineiro Cassio de Paiva, entre os três primeiros do ranking nacional. Estamos trabalhando duro para levar um de nossos atletas para as Olimpíadas, disse. Já o vencedor da Volta, disse que os méritos da conquista são da equipe. Sem meus companheiros eu não conseguiria o título, contou.
O Brasil terá apenas um ciclista na Olimpíadas de Sydney. A Confederação Brasileira de Ciclismo determinou que o atleta melhor ranqueado é que ganha a vaga. Ainda faltam duas etapas para ser conhecido o ciclista que representará o Brasil na Austrália: no próximo dia 23 de junho, em Vitória-ES, acontece a disputa do Brasileiro de Ciclismo e, no dia 9 de Julho, em São Paulo, será disputada a última etapa, quando o primeiro de ranking nacional conseguirá vaga para disputar os Jogos Olímpicos. Por enquanto a briga está entre Murilo Fischer e Cassio de Paiva, da equipe Caloi/Vega/Londrina e Marcio May, da Memorial/Santos.