MUNDO DA BOLA - Zagueiro londrinense é destaque na Eslováquia
Sensação da fase qualificatória para o Campeonato Europeu sub-21, a Eslováquia tem um tempero brasileiro em seu molho. É o zagueiro londrinense Dionatan, que garante a segurança defensiva da equipe que lidera o grupo 3 com 13 pontos, três a mais do que a Holanda.
Dionatan está há seis anos no país europeu, e conseguiu chamar a atenção do técnico eslovaco, Ivan Galád, que o convocou. O jogador atuou na base do Londrina e do São Paulo antes de tentar a sorte em testes no futebol europeu. A oportunidade apareceu no MFK Kosice, da Eslováquia. Por lá, se consolidou e foi se destacando. Jogou ainda no Slovan Bratislava, Ruzina e agora defende o Banska Bystrica.
Dionatan conta que uma modesta partida amistosa de seu time durante a pré-temporada foi a responsável por sua convocação. "Foi na pré-temporada do ano passado. Estávamos jogando um amistoso aqui mesmo na Eslováquia e o treinador da equipe sub-21 estava assistindo. Depois do jogo conversamos e ele me perguntou se eu tinha vontade de defender a Eslováquia. Não pensei duas vezes e aceitei. Logo no outro dia já começamos a dar entrada nos papéis (de naturalização)", conta.
O defensor londrinense observa que está à vontade no país. "É uma vida tranquila. Você não precisa se preocupar com nada quando sai na rua. É um povo muito respeitador", aponta.
A Eslováquia está fora da Copa de 2014, no Brasil, mas Dionatan sonha em estar em campo na Rússia, em 2018. A geração que ele defende é promissora. Antes, ele precisa ajudar a classificar a Eslováquia para a Euro sub-21 de 2015.
País da Europa Central com população de mais de cinco milhões de habitantes e uma área quatro vezes menor que a do Paraná. Sua capital e maior cidade é Bratislava
Será a primeira vez em 21 edições que a Copa do Mundo terá como sede um país do Leste Europeu
O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional





