Berlim - Capaz de detectar agentes químicos ou biológicos, substâncias explosivas e movimentos suspeitos em um raio de 30 metros, Ofro, um pequeno robô de segurança único no planeta, será testado em Berlim durante a Copa do Mundo da Alemanha. ''Ele analisa o ar permanentemente graças a sensores e detecta as substâncias que podem ser nocivas ao ser humano'', explicou Ulf Stremmel, diretor-executivo da empresa berlinense Robowatch Technologies, fabricante do Ofro.
Equipado por antenas UMTS (telefonia móvel de terceira geração) e acesso às redes locais por radiação, o robô de 50 quilos registra os dados para alertar uma central. É isso o que fará no Estádio Olímpico de Berlim, onde serão disputados vários jogos, entre eles a final.
Alguns exemplares do Ofro têm pinturas de camuflagem, como os veículos militares, mas o que vigiará o Estádio Olímpico será prateado. Ofro, que funciona com controle remoto ou com um itinerário pré-definido, pode também detectar uma presença suspeita tanto de dia como de noite, graças a uma câmara móvel fixada na parte superior, a 1m20 de altura. ''O Ofro pode dar o alerta, por exemplo, de uma invasão noturna no estádio. O robô é complemento de outras medidas de segurança'', explicou Stremmel.
O robô suporta variações de temperatura que vão desde os 15 graus abaixo de zero até 50 graus acima. É a segunda versão de um robô lançado em 2003 e que somente podia ser usado em recintos fechados. ''No momento, somos a única empresa do mundo a oferecer o Ofro, cujo preço varia de 55 mil a 85 mil euros. Haverá novos interessados, seguramente, porque o mercado de robótica terá forte crescimento nos próximos anos'', disse Stremmel.

mockup