Motovelocidade estréia máquinas de 900 cc no Japão
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 05 de abril de 2002
Agencia Folha 
São Paulo - Novas regras, novas motos, novo nome. O Mundial de Motociclismo, cuja categoria principal começa na madrugada de amanhã com o GP do Japão, em Suzuka, promete marcar o início de uma nova era no esporte.
A introdução das novas motos de quatro tempos e que podem ter até 990 cc fez com que o campeonato mudasse de nome a partir deste ano de Mundial das 500 cc, passou a chamar MotoGP.
Dos 20 pilotos inscritos, sete vão usar os novos modelos da Honda, Yamaha, Suzuki e Aprilia no Japão. Os outros 13 continuam com as motos usadas em 2001, de dois tempos e 500 cc em alguns casos elas sofreram algumas modificações.
Este campeonato vai ser estranho, com dois tipos de moto na mesma categoria, afirma o italiano Valentino Rossi, da Honda, atual campeão da categoria.
O único brasileiro no campeonato é Alexandre Barros, que vai correr com uma Honda de dois tempos e 500 cc.
A principal diferença entre as motos de dois e quatro tempos é o aumento em seu ciclo de funcionamento. Enquanto as de dois têm seu ciclo dividido em admissão e exaustão da combustão, nas de quatro ela acontece em admissão, compressão, expansão e exaustão.
O treino que definirá o grid aconteceria nesta madrugada.


