Além da Fórmula 1, que terá no Japão um GP decisivo (veja textos nesta página) na madrugada de domingo, as motos serão uma atração a parte, neste final de semana, para os fãs da velocidade.
Haverá bons eventos no Rio – a 14ª etapa do Mundial, do qual participa o brasileiro Alexandre Barros – e em vários pontos do Paraná, que sediará no domingo provas de enduro, motocross e superbike.
No autódromo de Jacarepaguá, no Rio, haverá no sábado provas de categorias 125cc, 250cc e 250cc – as três categorias podem definir os campeões da temporada.
No Paraná, três eventos no domingo: em Londrina, a Copa Mercosul de Superbike (motos de 600 a 1.300cc); em Cianorte, o Paranaense de motocross; em Castro, o Paranaense de enduro.
Alexandre Barros, da equipe Emerson Honda Pons, inicia hoje os treinos para o GP Brasil de Motociclismo com a certeza de estar ‘‘mais competitivo’’ do que para a prova do ano passado, quando obteve a quarta posição. Ele compete na categoria principal – 500 cilindradas – e atualmente ocupa o sexto lugar na classificação, com 121 pontos. O americano Kenny Roberts Jr., da Telefonica Movistar Suzuki, lidera com 214 pontos.
Barros afirmou que, por ter vencido dois GPs (Holanda e Alemanha) este ano, a expectativa é de que corra bem no Rio. ‘‘Estou empolgado e sinto uma pressão positiva para ir bem aqui. Espero o ano todo para correr no Brasil. Sinto que a moto está mais preparada este ano e espero vencer’’, disse o piloto. ‘‘Acho que tenho boas chances e as coisas devem ser melhores do que no ano passado.’’
Naquela ocasião, ele teve problemas na suspensão de sua moto e ficou decepcionado com a quarta colocação.
Motos potentes, grandes ‘pegas’ e adrenalina a mil. Assim pode se dizer do que será a Copa Mercosul de Superbike, que acontece domingo, a partir das 12 horas, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina.
Máquinas de 600cc até 1.300cc estarão na pista, com a presença de pilotos do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Argentina. Haverá ainda uma prova da 135cc e uma etapa do Metropolitano de Speed Fusca.
Em Cianorte, na pista de 1.500 metros construída no Motódromo Flávio Vieira, na Estação de Eventos Esplanada, em frente à Rodoviária, o Paranaense de Motocross terá uma disputa acirrada pelo título das categorias Graduados, Intermediária, Nacional, 80cc e 60cc. Os ingressos já estão à venda e custam R$ 3,00.
Com a expectativa de mais de 100 pilotos, o 1º Enduro do Canyon Guartelá promete emoções pelo percurso aproximado de 165 quilômetros. A prova, válida pelo Paranaense de enduro, terá largada às 9 horas, em frente ao Posto Lambari, na Praça João Gualberto, em Castro, e chegada por volta das 15h30, no mesmo local.
(Colaborou a Redação)

mockup