Morre Jair Bala, técnico campeão da Taça de Prata
Treinador comandou o time histórico do Londrina campeão brasileiro em 1980 e estava internado em Belo Horizonte vítima de um AVC
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 27 de dezembro de 2022
Treinador comandou o time histórico do Londrina campeão brasileiro em 1980 e estava internado em Belo Horizonte vítima de um AVC
Lucio Flávio Cruz - Grupo Folha
Morreu nesta terça-feira (27), em Belo Horizonte, o ex-técnico do Londrina Jair Bala, aos 79 anos. O ex-jogador e treinador estava internado desde que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Jair Bala comandou o histórico time do Londrina na campanha do título da Taça de Prata de 1980. A competição era o equivalente à atual Série B e o LEC foi o primeiro clube do Paraná a conquistar um título nacional. O Alviceleste tinha grandes nomes no elenco como Zé Antônio, Vanderley Paiva, Lívio, Everton, Zé Dias e Paulinho Canhão de Pinhal.
Na primeira fase da Taça de Prata, o LEC disputou 11 jogos na primeira fase e passou por rivais como o Athletico Paranaense, Criciúma, Juventude, Juventus, Chapecoense e Grêmio Maringá. Na semifinal, venceu duas vezes o Botafogo-SP. Em Ribeirão Preto, ganhou por 2 a 1, e fez 1 a 0, no estádio do Café.
O adversário da grande decisão foi o CSA (AL). Na primeira partida, em Maceió, empate por 1 a 1. Paulinho marcou o gol do LEC. Na volta, no estádio do Café, goleada do Tubarão por 4 a 0, com gols de Paulinho (2), Lívio e Zé Antônio. Festa dos mais de 36 mil torcedores presentes ao Café. A festa foi tão grande que uma parte da torcida invadiu o gramado e obrigou o árbitro José Roberto Wright a encerrar a partida três minutos antes do tempo regulamentar.
Como jogador, Jair Bala atuou no Flamengo, Botafogo, Palmeiras, Santos e América-MG. No Peixe, atuou ao lado de Pelé e substituiu o Rei na histórica partida do milésimo gol do Pelé, em 1969. Após marcar o gol de pênalti contra o Vasco, Pelé deixou o gramado do Maracanã e Jair Bala entrou no seu lugar.
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link

