Morre ídolo do ciclismo brasileiro
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de março de 2006
Agência Estado 
São Paulo - O ciclista Wanderley Magalhães, que entre 1980 e 1994 representou o Brasil nas principais competições nacionais e internacionais, morreu na terça-feira, às 20h25, no Instituto Ortopédico Goiano, em Goiás. Wanderley foi vítima de falência múltipla dos órgãos, por causa de um câncer, descoberto há 45 dias. Aos 39 anos, era diretor da Liga Goiana de Ciclismo. O corpo será sepultado hoje, em Goiânia. Ele deixa a mulher, Marlene, e os filhos Ancelmo, de 14 anos, e Thiago, 12.
Competiu no ciclismo profissional na Europa, pela equipe belga Lotto/Calói disputou a Volta da França (1994). Venceu provas na Espanha, Bélgica, Portugal, Itália, Áustria e França. Ganhou a medalha de bronze no Pan-Americano de Havana (1991) e venceu a Rutas de Américas (1986). Também representou o Brasil nas Olimpíadas de Seul (1988) e Barcelona (1992). Entre as conquistas importantes no Brasil está o tricampeonato na tradicional 9 de Julho.
Wanderley sofria há um ano, quando teve pancreatite aguda e ficou 38 dias em coma e 92 dias internado. Ainda em recuperação, teve de se submeter a uma cirurgia de hérnia, em outubro. Teve toxoplasmose. Fez nova cirurgia, em fevereiro deste ano, quando foi descoberto o câncer no reto.
Wanderley foi internado dia 17 de março, para tratamento de quimioterapia. Liberado pelos médicos por 40 minutos, participou, sábado passado, do Projeto Esporte Cidadania contou experiências da carreira aos jovens.
Wanderley abriu caminho para a maioria dos ciclistas de Goiás da atual geração, incluindo as irmãs Janildes e Clemilda Fernandes. Deixou as competições em 1994 e tornou-se empresário. Criou a Volta de Goiás (terá a 6 edição) e o Desafio Internacional de Ciclismo, que tem dez edições. Foi, sem dúvida, um dos maiores ciclistas da história do esporte no País.


