Após quatro anos de espera, o ginásio de esportes Moringão, na região central, foi entregue à comunidade londrinense nesta quinta-feira (18). Foram 44 meses desde o início das obras - marcadas por uma série de problemas, como a troca da empresa construtora - e um investimento da ordem de R$ 7,2 milhões. A reabertura da praça esportiva era esperada pela comunidade local porque o Moringão é o principal ginásio poliesportivo de Londrina. Além disso, o espaço também é utilizado para eventos privados e apresentações artísticas.

A reforma teve a troca do telhado e do piso da quadra, melhoria nas instalações elétrica e hidráulica, pintura e reforma do setor administrativo onde funciona a FEL (Fundação de Esportes de Londrina).

A cerimônia de reabertura do ginásio de esportes contou com a presença de autoridades, atletas, técnicos, dirigentes e servidores públicos. Também, foi marcada por uma homenagem aos funcionários da FEL.

O diretor presidente da fundação, Marcelo Oguido, lembrou que a primeira empresa que assumiu a obra, ainda em 2019, acabou não cumprindo o contrato. "Quando eu assumi [a FEL em 2021], o Moringão estava parado, não tinha empresa, não tinha obras”, pontuando que a outra empresa contratada conseguiu dar seguimento à reforma.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), ressaltou que o ginásio tem mais de 50 anos e ainda não havia passado por uma manutenção adequada. “E agora foi completamente reformado. Na verdade, foi utilizada a carcaça e [no interior] está totalmente novo para a população de Londrina”.

Belinati também destacou que a administração está dando seguimento à instalação de um placar eletrônico de quatro faces, semelhante ao utilizado na NBA, que é a liga norte-americana de basquete. “Mas o mais importante é devolver esse espaço para a comunidade”.

Imagem ilustrativa da imagem Moringão é entregue com a promessa de mais eventos esportivos
| Foto: Douglas Kuspiosz/Especial para a FOLHA

CALENDÁRIO

Questionado sobre o calendário esportivo do ginásio, Oguido citou a realização da 30ª Taça Brasil de Futsal Feminino, organizada pela CBFS (Confederação Brasileira de Futsal), entre os dias 21 e 28 de maio, e a movimentação da FEL para trazer outras competições para o município.

“Existe uma conversa que a Liga C [do Vôlei] está querendo fazer aqui em Londrina, então provavelmente a gente consiga trazer ela para cá”, disse o diretor presidente, acrescentando que o intuito é trazer outras modalidades para a cidade. “Nossa prioridade é realmente o esporte. Mas a gente sabe que o Moringão é visto por todos, faculdades e empresários para shows.”

O primeiro evento não esportivo do ginásio será a apresentação do cantor Roberto Carlos no dia 2 de junho. O artista retorna à cidade após quatro anos.

APOIO FINANCEIRO

Sobre o apoio da Prefeitura de Londrina para novas modalidades esportivas, visando competições nacionais, Belinati disse que o município possui o Feipe (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos), e que a comunidade pode apresentar projetos viáveis para apoio financeiro.

“Quem não se lembra do Oscar Schmidt [em Londrina, na década de 1990], que é uma lenda do esporte nacional? Davam oito, nove, dez mil pessoas [no Moringão]. É muito bacana a gente voltar com isso, mas precisa haver uma organização da sociedade”, disse.

A cerimônia de reabertura do ginásio de esportes contou com a presença de autoridades, atletas, técnicos, dirigentes e servidores públicos. Também, foi marcada por uma homenagem aos funcionários da FEL
A cerimônia de reabertura do ginásio de esportes contou com a presença de autoridades, atletas, técnicos, dirigentes e servidores públicos. Também, foi marcada por uma homenagem aos funcionários da FEL | Foto: Douglas Kuspiosz/Especial para a FOLHA

taça brasil de futsal feminino marca reabertura para competições

A inauguração esportiva do Moringão será no próximo domingo (21), com a 30ª Taça Brasil de Futsal Feminino. A competição terá 15 times, sendo o Paraná representado pelo Londrina Futsal e pela equipe de Telêmaco Borba. O primeiro dia terá seis partidas, a partir das 11h, todas com entrada gratuita.

O Londrina Futsal está no grupo C ao lado de Leoas da Serra (SC), SK Boa Esperança (ES), House Via Motos (MT) e Sodearpe (PE). O grupo A tem Telêmaco Borba, Apcef/ Adef (DF), Taboão Magnus (SP), Estrela do Norte (AM) e Copag (TO). Já o grupo B conta com DEC Operário (MS), Celemaster (RS), ACE 02 de Janeiro (BA), Clube Resenhas (GO) e Praia Clube (MG).

À FOLHA, a coordenadora do Londrina Futsal, Vanda Cristina Sanches, afirmou que o time vem treinando desde fevereiro para competições como a Liga Feminina de Futsal e o Paranaense, e que agora passa a dar ênfase à disputa na cidade. As londrinenses jogam às 19h45, contra o House Via Motos.

“É uma competição de tiro curto, de uma semana, e que vários fatores podem influenciar a classificação da equipe para as fases eliminatórias”, disse Sanches. Pelo regulamento, cada equipe fará quatro jogos dentro do próprio grupo e as oito melhores no geral se classificam para as quartas de final. Quem vencer avança para as semifinais e os dois melhores times disputam o título no dia 28, às 10h.

“As outras equipes vêm forte. Eu não digo que tem favorito, mas nossa equipe vai brigar para estar entre as oito classificadas", destacou a coordenadora. “E é um privilégio, uma honra inaugurar o Moringão dessa forma, com o esporte. É a casa do esporte.”