São Paulo - Nos dois últimos GPs, dois toques com Michael Schumacher na primeira volta, dois prejuízos para Juan Pablo Montoya. Depois de perder a paciência e xingar a mãe do alemão ainda no cockpit de seu carro, o piloto da Williams agora jura vingança imediata. ‘‘Da próxima vez, vou fazer exatamente o que ele fez comigo’’, disse o colombiano, ontem, à ITV, rede britânica de TV que transmite a temporada da Fórmula 1.
Largando da pole position do GP Brasil, ontem, Montoya foi atacado por Schumacher no S do Senna e perdeu a liderança na Curva do Sol, a segunda do circuito. Na curva seguinte, ao tentar dar o troco, tocou a Ferrari, furou um pneu e perdeu o bico do carro.
‘‘Eu fui justo e dei espaço para o Michael nas duas primeiras curvas. Mas, quando eu fiquei atrás, ele cortou a minha frente’’, afirmou. ‘‘Pensei que ele fosse limpo, mas descobri que estava errado. Agora sei quais são as regras que ele segue. Vou fazer o mesmo jogo a partir da corrida de Ímola.’’ O circuito italiano recebe a próxima etapa do Mundial, no dia 14.
Até o choque no Brasil, Montoya e Schumacher vinham mantendo uma rivalidade respeitosa.
Na Malásia, por exemplo, a cena foi parecida. Os dois se tocaram na primeira curva, o colombiano foi punido, mas manteve a calma, classificando o caso como um ‘‘acidente normal de corrida’’.
Diretor técnico da Ferrari, Ross Brawn acredita que o acirramento da rivalidade é inevitável. ‘‘Se os mesmos dois pilotos dividirem sempre a primeira fila, é claro que eles vão acabar se batendo’’, afirmou. ‘‘Já vimos isso no passado. Acho que veremos neste ano.’’
O dia de ontem foi de muito trabalho em Interlagos, com o ‘circo’ sendo desmontado. Os carros e peças foram ‘embalados’ e o destino da categoria será San Marino, que sedia quarta etapa, no próximo dia 14.

mockup