Montoya larga na pole em Vancouver
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de setembro de 1999
Por Livio Oricchio 
São Paulo, 04 (AE) - O jovem colombiano Juan Pablo Montoya, da equipe Chip Ganassi, tricampeã da Fórmula Indy, deu hoje um importante passo para vencer amanhã o GP de Vancouver e manter-se na liderança da temporada. Ele estabeleceu hoje a pole position nos treinos de classificação, com o tempo de 1min00s641. Por ser um circuito de rua, as ultrapassagens são difíceis. O seu maior concorrente ao título, o escocês Dario Franchitti, da Green, larga na segunda fila, com o quarto tempo, 1min00s952. A corrida, amanhã, 16ª etapa do campeonato, será transmitida ao vivo pela SporTV a partir das 17 horas.
Ao lado de Montoya, na primeira fila, está o surpreendente norte-americano PJ Jones, substituto do mexicano Adrian Fernandez na escuderia Patrick. Jones conseguiu o segundo tempo hoje, 1min00s877, marca 236 milésimos de segundo pior que a do colombiano. O terceiro é o companheiro de Franchitti na Green, o canadense Paul Tracy, com 1min00s913. Tracy, quarto na classificação geral, com 122 pontos, diante de 172 de Montoya, está correndo "em casa" e, se vencer, pode entrar na luta direta pelo título. Franchitti ocupa a segunda colocação, com 168 pontos, e Michael Andretti, da Newman-Haas, o terceiro lugar
124 pontos.
O melhor piloto brasileiro no grid é Roberto Pupo Moreno
que está correndo na vaga de Christian Fittipaldi na Newman-Haas, em recuperação de um acidente durante testes em Madison. Moreno obteve o sexto tempo na sessão de hoje, com 1min00s976. O inglês Mark Blundell, da Pac West, realizou outro bom trabalho hoje em Vancouver. Depois de ficar de fora de sete provas da Indy, por ter fraturado uma vértebra cervical num acidente durante testes também, o ex-piloto de Fórmula 1 levou o Reynard-Mercedes da PacWest à quinta colocação, com 1min00s957. Já o seu parceiro, o brasileiro Mauricio Gugelmin, não passou no décimo lugar, com 1min01s483, marca cerca de meio segundo pior que a de Blundell.
Gil de Ferran, da Walker, ficou em sétimo, com 1min00s999, e Michael Andretti, que está na briga pelo título, em oitavo, 1min01s160. Depois do bom desempenho em Long Beach, pista de rua como Vancouver, Tony Kanaan, da Forsythe-Tasman, desta vez não foi bem, ao obter o 15.º tempo, 1min01s817. O mesmo ocorreu com o norte-americano Jimmy Vasser, campeão da Indy em 1996 e que divide a Chip Ganassi com Montoya. Vasser não foi além da 16ª colocação, 1min01s855.
O mineiro Cristiano da Matta, da Arciero-Wells, campeão da Indy Lights ano passado, continou trabalhando no desenvolvimento do motor Toyota, ainda não competitivo. Ele fez 1min01s976, a 17ª marca. Outro brasileiro, Luiz Garcia Jr, da Hogan, registrou o último tempo, 1min03s844.
O seu companheiro, Helio Castro Neves, não treinou hoje. A organização do GP de Vancouver o puniu em razão de a equipe Hogan ter desrespeitado o regulamento. Sexta-feira ele treinou com o carro titular e o reserva. O time escolheu o melhor tempo do titular como válido. Hoje de manhã ele saiu para a sessão livre com esse carro, mas como quebrou o motor, Castro Neves voltou a usar o modelo reserva, o que é proibido na Indy. Ele larga amanhã em último na prova que chegou a liderar ano passado.


